sábado, 22 de junho de 2013

Esse Zé Dirceu é mesmo um fanfarrão...

Impressionante a audácia de certo tipo de gente. Zé Dirceu, cheio de razão, resolveu hoje criticar as manifestações em seu blog. Leiam a matéria no Estadão, em vermelho. Fiz alguns comentários em azul, à moda Reinaldo Azevedo.


Minoria quer 'desestabilizar democracia', diz Dirceu sobre protestos

Segundo o ex-ministro, há uma narrativa para tentar levar as manifestações para a oposição contra o governo Que absurdo alguém se manifestar contra o PT, né Zé? Podem se manifestar à vontade, desde que sempre a favor. Antes do PT chegar ao poder, as manifestações contra o governo eram necessárias e sempre insufladas pelos petistas. Hoje no poder, com os movimentos sociais e organizações estudantis cooptados, é um absurdo que a sociedade ainda se julgue no direito de divergir...



BRASÍLIA - Condenado no julgamento do processo do mensalão (já começa por aí...) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ano passado, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou nesta sexta-feira, 21, em nota publicada no seu blog pessoal, que uma minoria se uniu à violência de grupos nas manifestações desta quinta-feira numa tentativa de "desestabilizar a democracia".



No texto publicado em seu blog, Dirceu também cobra a União para mudar e apronfudar reformas



Para Dirceu, a maior parte dos manifestantes faz reivindicações "por melhorias na saúde e educação, contra as tarifas e o péssimo transporte e os gastos nas Copas das Confederações e do Mundo". "Mas há uma tentativa de setores políticos e sociais de tomar conta de alguns atos, deixando num segundo plano essas reivindicações majoritárias", escreveu (deve estar se refrindo à “onda vermelha”, na qual o presidente do seu partido tentou ridiculamente se apropriar das manifestações e transformá-las em “protestos à favor” do Governo. Deu no que deu) .



O ex-ministro disse que o movimento conta com "amplo apoio da mídia", que inicialmente havia, na opinião dele, classificado os protestos como baderna e exigira repressão (neste ponto ele implora para que a mídia condene a repressão, na tentativa de direcionar os protestos contra Alckmin, e livrar Haddad e Dilma, especificamente em São Paulo, a principal fortaleza ainda não tomada pelo PT). Dirceu afirmou que "esses setores" (dê nome aos bois, cagão) procuram mobilizar abertamente sua "base social de oposição para ir às ruas". Ele destacou que se está explorando as palavras de ordem contra a corrupção, partidos políticos e a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que limita poderes de investigação do Ministério Público (palavras absolutamente previsíveis quando vindas de um criminoso já condenado denunciado pelo Ministério Público justamente por corrupção. Na cadeia todos se dizem inocentes. E ele queria o quê? Que a imprensa silenciasse sobre um escândalo destas proporções? Haja publicidade estatal...) de forma a dar continuidade "a uma agenda que a mídia alimentou esses últimos anos contra a política em geral, o que sempre acaba em ditadura".



José Dirceu afirmou que há uma tentativa de cooptar a juventude que iniciou os protestos para esse rumo. "Constrói, ao mesmo tempo, uma narrativa para tentar levar as manifestações para a oposição contra o governo (que eu saiba, nunca foram a favor de governo nenhum). Isso não tira a legitimidade e o direito dos manifestantes opositores ao governo, mas a atual onda de violência não é vandalismo apenas. São atos políticos contra símbolos do poder constituído, contra a democracia, já que os saques são exceção", disse (a parte dos saques o PT apóia. O MST pode lhes confirmar).



O ex-ministro cobrou a União para mudar e aprofundar "as reformas que fizemos". "Sendo assim, é hora de o poder constituído ser exercido em defesa da democracia e das instituições". "Vamos nos unir na defesa do que fizemos, e seguir mudando e aprofundando as reformas que iniciamos, começando pela reformas política e tributária. Elas são indispensáveis para avançar nas mudanças sociais reclamadas com razão pela juventude, nos transportes, na educação e na saúde", concluiu (Ótimo, Zé! Então aproveite e dê uma passadinha no protesto mais próxima para trocar uma ideia com os manifestantes. Leve junto o Lula, o Genoíno e o Delúbio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário