quarta-feira, 12 de junho de 2013

Desemprego: Indústria tem 19ª queda consecutiva. Nordeste é a região mais afetada


Leiam no G1:


Emprego na indústria tem 19ª queda na comparação anual, indica IBGE

Recuo foi de 0,5% em relação a abril de 2012.
Na comparação com março, emprego na indústria ficou estável


O emprego na indústria brasileira não variou em abril, na comparação com março, na série livre de influências sazonais, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estabilidade ocorre após alta de 0,2% registrada em março, na comparação com fevereiro. 


Em relação a abril do ano passado, houve queda de 0,5% – cravando o 19º resultado negativo consecutivo neste tipo de comparação. Apesar disso, o IBGE destaca que esta é a queda menos acentuada desde janeiro do ano passado (-0,4%).


No primeiro quadrimestre do ano, o total do pessoal ocupado na indústria recuou 0,9%, na comparação com igual período do ano anterior. O resultado indica uma ligeira redução no ritmo de queda frente ao registrado no último quadrimestre de 2012, quando o recuo foi de 1,4%, na comparação anual. 


O índice acumulado nos últimos doze meses recuou 1,3% em abril, assinalando marcas próximas das registradas em dezembro (-1,4%), janeiro (-1,4%), fevereiro (-1,5%) e março (-1,4%). 


Regiões


No confronto com igual mês do ano passado, o emprego industrial recuou em 8 dos 14 locais pesquisados. De acordo com o IBGE, o principal impacto negativo sobre a média global do contingente de trabalhadores foi observado na região Nordeste, com baixa de 4%. Houve quedas também em Pernambuco (-7,3%), Bahia (-5,3%) e Rio Grande do Sul (-1,6%).


As contribuições positivas mais relevantes sobre o emprego industrial do país partiram de Santa Catarina (1,4%) e região Norte e Centro-Oeste (1,1%). 

(...)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário