quarta-feira, 3 de julho de 2013

Haja marqueteiro para dar jeito nisso! Preços no Brasil estão subindo 4 vezes mais rápido que nos outros países da OCDE!


Média de inflação dos 34 países da OCDE: 1,5%
Previsão para inflação brasileira em junho: 6,8%

Não é ruim... É péssimo! E o que dizer quando termos simultaneamente uma das maiores cargas tributárias e piores infraestruturas de todo o grupo?

Leiam abaixo a reportagem do Correio Braziliense:

Com Inflação 4 vezes maior, custo de vida no Brasil chega a 6,8% em um ano
O índice é quatro vezes maior do que a taxa média de 1,5% verificada nos 34 países desenvolvidos e de economias emergentes da OCDE

A disparada dos preços no Brasil se tornou motivo de alerta para os investidores. Não sem motivo. A inflação acumulada em 12 meses no país deverá atingir em junho — o dado oficial sairá nesta sexta-feira (5/7) — entre 6,7% e 6,8%, índice quatro vezes maior do que a taxa média de 1,5% verificada nos 34 países desenvolvidos e de economias emergentes que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A disparidade entre os números mostra que o custo de vida do país está a um passo de sair do controle. Será a segunda vez neste ano — a primeira, foi em março — que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estourará o teto da meta de inflação definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 6,5%. Conforme o Banco Central, em todo o governo Dilma Rousseff, o Brasil registrará inflação mais próximo do teto de tolerância do que do centro da meta, de 4,5%.

Na avaliação dos especialistas, a inflação baixa no mundo é explicada pelo fraco crescimento econômico — os países desenvolvidos estão em crise desde 2008, muito com contração do Produto Interno Bruto (PIB). “Quando o nível de atividade é fraco, normalmente os agentes formadores de preços não se arriscam a abusar nos reajustes, por temerem na concorrência. Por isso, o comportamento tão tranquilo da inflação nos países vinculados à OCDE”, destacou Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário