quarta-feira, 29 de maio de 2013

Massa salarial está sendo corroída pela inflação, afirma IBGE



Leiam na Folha:

Com inflação alta, consumo das famílias desacelera no primeiro trimestre, diz IBGE


Com um cenário de inflação em alta, o consumo das famílias ficou praticamente estável (0,1%) no primeiro trimestre do ano na comparação com os três últimos meses de 2012, informou o IBGE nesta quarta-feira.
Foi o pior resultado desde o terceiro trimestre de 2011, quando teve queda de -0,2%. 

O PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas do país) cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano na comparação livre de influências sazonais com os últimos três meses de 2012. 

"Há diversos fatores que explicam essa desaceleração do consumo, como a inflação em alta. A massa salarial real está sendo corroída", afirma Rebeca de La Rocque, especialista do IBGE.
A alta de preços também inibe o consumo. 

Outros motivos apontados para o resultado são um ritmo menor de crescimento do crédito para pessoa física e a volta gradual do IPI, afirma. 

No caso dos veículos, que teve o benefício do IPI reduzido até dezembro, há ainda um consumo menor porque muitas famílias já adquiriram o bem recentemente. 

Na comparação entre os três primeiros meses do ano e o mesmo período de 2012, o consumo teve alta, com elevação de 2,1%. Foi o 38º crescimento consecutivo nesse tipo de comparação.

Apesar da elevação, o ritmo caiu. No último trimestre de 2012, a alta foi de 3,9% na mesma base de comparação. O crescimento de 2,1% foi o menor desde o quarto trimestre de 2011, quando teve o mesmo resultado.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário