É inacreditável, mas eles conseguiram. A ineficiência petista foi capaz de fazer derreter o patrimônio de uma petrolífera que um dia já foi gigantesca. Não deixa de ser engraçado, apesar de triste, lembrarmos que a estatal sempre foi um dos principais temas das campanhas petistas nas eleições.
Leiam abaixo a estarrecedora matéria do Globo:
Petrobras perde o posto de marca mais valiosa da América Latina
Queda foi de 45% em relação ao ano passado, segundo pesquisa de consultoria
RIO – A Petrobras perdeu o posto de marca mais valiosa da América
Latina, segundo pesquisa da consultoria Millward Brown Optimor divulgada
nesta terça-feira. A petrolífera teve queda de 45% em seu valor de
marca, que passou de US$ 10,56 bilhões em 2012 para US$ 5,76 bilhões.
Assim,
ela foi ultrapassada por duas fabricantes de cervejas: a mexicana
Corona, cujo valor de marca cresceu 29%, alcançando US$ 6,62 bilhões, e a
Skol, que teve alta de 39%, passando para US$ 6,52 bilhões.
Entre
as 10 mais valiosas da América Latina, estão ainda outras três empresas
brasileiras: o banco Bradesco (US$ 5,44 bilhões, queda de 19%), a
telefônica Claro (US$ 4,45, alta de 3%) e o banco Itaú (US$ 4 bilhões,
queda de 39%).
A Petrobras, que em 2011 chegou a assumir a 61ª
posição no ranking global, caiu no ano passado para a 75ª colocação, e
este ano ficou fora da lista das 100 marcas mais valiosas do mundo.
Para
calcular o valor da marca em 17 categorias, a consultoria usa dados
públicos dos balanços das empresas e das bolsa de valores, ponderados
com os resultados de uma pesquisa entre consumidores em 31 países.
Segundo ela, um dos fatores que influenciou o resultado da Petrobras foi
o governo ter tentado conter a inflação com a manutenção dos preços dos
combustíveis, o que afetou o desempenho da empresa.
— A Petrobras
sofreu perdas significativas no ranking por causa dos dados
financeiros, que foram profundamente afetados pela ação do governo. Já a
percepção do público em relação à marca não caiu tanto. Não é como se o
público tivesse passado a rejeitá-la — explicou a diretora executiva da
Millward Brown no Brasil, Valkíria Garré.
Apple mantém liderança global
Pelo
terceiro ano consecutivo, a marca mais valiosa do mundo é a maçã
mordida da empresa fundada por Steve Jobs, afirma o estudo da Millward
Brown Optimor. A marca da Apple, empresa de tecnologia responsável pelo
iPhone e iPad, está no topo do ranking, avaliada em US$ 185,07 bilhões.
A
briga entre as gigantes da tecnologia é acirrada no pódio. A Google
(avaliada em US$ 113,67 bilhões) retomou a segunda colocação, que havia
sido assumida no ano passado pela IBM (US$ 112,53 bilhões). Já a
Microsoft (US$ 69,8 bilhões), do bilionário Bill Gates, caiu duas
posições, superada pela Coca-Cola (US$ 78,41 bilhões) e pela telefônica
AT&T (US$ 75,50 bilhões).
Nenhum comentário:
Postar um comentário