Com avanço da inflação, brasileiro já está comprando até 11% menos
- Pesquisa mostra que maior corte foi registrado no setor de alimentos: consumo caiu 9%
- Na classe C queda ficou em 3%. Classes A e B ficaram estagnadas
RIO - O brasileiro já está pisando no freio e consumindo menos diante
do avanço da inflação nos últimos meses, sobretudo em alimentos e
serviços. Pesquisa obtida pelo GLOBO mostra que as classes D e E
(formadas por famílias com renda mensal de até quatro salários mínimos),
que impulsionaram o consumo no país nos últimos dez anos, diminuíram em
11% o volume de bens não duráveis comprados no primeiro bimestre de
2013, em relação ao mesmo período do ano passado.
Na classe C, a
tão comentada nova classe média e que reúne grande parte dos novos
consumidores, também houve queda no volume de compras de bens não
duráveis, mas menos intensa que nas classes D e E. Segundo a pesquisa,
da consultoria global Kantar Worldpanel, Em janeiro e fevereiro, caiu em
3% o volume de itens adquiridos pelo grupo. Nem as classes A e B
passaram incólumes: o consumo nessas faixas de renda ficou estagnado.
O consumidor brasileiro não quer abrir mão de suas conquistas. Produtos de maior valor agregado continuam no carrinho de compras, mas, para que esses produtos caibam em seu orçamento, as famílias passam a comprar menos e a realizar menos visitas aos pontos de venda, principalmente as classes mais baixas — analisa Christine Pereira, diretora comercial da Kantar.
O consumidor brasileiro não quer abrir mão de suas conquistas. Produtos de maior valor agregado continuam no carrinho de compras, mas, para que esses produtos caibam em seu orçamento, as famílias passam a comprar menos e a realizar menos visitas aos pontos de venda, principalmente as classes mais baixas — analisa Christine Pereira, diretora comercial da Kantar.
Para mostrar como a população brasileira está reagindo à
alta da inflação e dos juros, o site do GLOBO inicia hoje a série de
reportagens “Novos hábitos, velhos problemas”. De acordo com a pesquisa
da Kantar Worldpanel, a desaceleração aparece principalmente no setor de
alimentos. Perdeu força a venda de arroz, feijão, massas frescas, café
torrado, manteigas, salgadinhos, cereais, sobremesas e até o clássico
casal pãozinho e leite, produtos básicos da alimentação do brasileiro.
Todos estão na lista de itens que diminuíram a presença nos lares das
camadas mais pobres da população.
— É difícil conseguir economizar
com alimentos. Com preços altos, as pessoas começam a substituir por
produtos mais baratos ou passam a comprar menos — concorda Irene
Machado, gerente de índices de preços do IBGE.
Nas classes D e E, a
quantidade de alimentos comprados durante o primeiro bimestre do ano
caiu 9% e, segundo a Kantar, foi a responsável pelo recuo de toda a
cesta de bens de consumo não duráveis no período.
— Estamos com
taxa de desemprego baixa e salários em alta. Isso fornece fôlego para as
famílias consumirem, mesmo num contexto de alta de preços. Esse
processo realimenta a inflação — afirma André Furtado Braz, economista
da FGV. — O papel do consumidor deve ser o de evitar os produtos mais
caros ou mesmo diminuir o consumo dos mesmos. Essa postura ajuda a
evitar, ou mesmo reduzir, o ritmo dos aumentos.
Mãe de quatro
filhos entre 13 e 22 anos, Maria de Fátima Gomes do Nascimento está
entre os consumidores que tiveram que repensar os hábitos de consumo da
família. Ela afirma fazer malabarismos com seu salário de pouco mais de
R$ 2.000 mensais que recebe como diarista além da pensão informal de R$
200 que ganha do ex-marido. Ela está comprando menos carne, mas não abre
mão do café de boa qualidade:
— Comprava pelo menos dois quilos
de carne toda semana, mas está muito cara, tive que trocar por frango,
que também não está barato — conta Maria de Fátima. — É um absurdo
também o pacote de cinco quilos de arroz a R$ 14, não faz sentido. E o
café? Não vivo sem, mas tive que diminuir a quantidade que comprava.
Já
a analista de sistemas Luciana Maciel, de 42 anos, ainda não reduziu
compras do supermercado, mas cortou alimentação fora de casa. Leva
lanche para o trabalho e, no fim de semana, pelo menos uma refeição faz
em casa com a família.
— Ficamos assustados com o aumento dos
nossos gastos nos últimos meses. Vamos ter que abrir mão de alguns luxos
que adquirimos nos últimos anos — lamenta ela, que tem dois filhos, um
de 7 e outro de 12. (...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário