quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Petrobrás e o pavor da privatização


1 - Logo de cara lhes pergunto: qual o tipo de produto mais importante para a sobrevivência de uma nação? Alguém discorda que sejam os alimentos? Existe portanto algo mais "estratégico" ou ligado à "segurança nacional" do que produzir comida para as pessoas? Creio que não.

2 - Outra pergunta: alguém em sã consciência retiraria do livre mercado a a tarefa de produzir, distribuir e vender os alimentos e entregaria a função ao Estado? Alguém abriria mão das infinitas opções de qualidade e preço que encontramos nas prateleiras? Alguém acha que o Estado seria mais eficiente que a saudável competição capitalista e seria capaz de produzir alimentos melhores, mais baratos e distribuí-los em toda e qualquer mercearia nos mais longínquos rincões do nosso imenso Brasil? Creio que não.

3 - Mais uma: alguém acharia bacana que o Governo resolvesse de uma hora para outra retirar nosso dinheiro através de impostos para beneficiar alguma empresa privada produtora de alimentos, como a Sadia por exemplo? E acharia bacana que os dirigentes destas empresas criassem infinitos novos cargos para empregar seus amigos e parentes, pagando a eles salários altíssimos com este dinheiro retirado dos contribuintes? Creio que não.

4 - Por que diabos então o Brasil insiste em manter funcionando estatais que obviamente oferecem produtos e serviços menos eficientes e mais caros do que a iniciativa privada certamente nos ofereceria através da livre concorrência entre empresas?  Por que temos que aceitar sem questionar os infinitos cargos de confiança preenchidos por apadrinhados políticos nas estatais, financiados com dinheiro do contribuinte? Por que devemos aceitar de cabeça baixa que o Estado nos obrigue a pagar um dos valores mais caros do mundo pelo combustível que consumimos? É justo que todos os brasileiros paguem para manter a Petrobrás funcionando, mesmo aqueles que só se locomovem de canoa ou bicicleta? Existe algum risco à nossa segurança e soberania se não mantivermos uma estatal petrolífera? Os EUA, possivelmente o país mais preocupado com segurança em todo mundo, não possui nenhuma. E olha que os caras gostam de petróleo... Logo, creio que não.

5 - Concluindo, existe algum argumento minimamente plausível para que continuemos sendo extorquidos em benefício de alguns indivíduos? Portanto, que privatizem o mais rápido possível e nos poupem de sua bondade e preocupação. Nós sobreviveremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário