domingo, 17 de outubro de 2010

Ibope: Serra apresenta forte crescimento na Paraíba

No Paraíba Já:

Pesquisa Ibope na Paraíba mostra virada de Serra na região do Agreste e consolidação da vitória em CG

A primeira pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial no segundo turno da Paraíba, divulgada pela Rede Paraíba de Comunicação, revela que a candidata Dilma Rousseff (PT) mantém a liderança frente a José Serra (PSDB) no Estado. Contudo, a vantagem em relação ao primeiro turno diminuiu. A petista aparece 55% das intenções dos votos válidos contra 38% do tucano - uma diferença de 17%. Os votos brancos e nulos chegam a 3% e os indecisos 4%.

Avaliando a pesquisa por região, Dilma vence em João Pessoa (51%), Zona da Mata (63%), Borborema (65%) e Sertão (64%). Já Serra ganha em Campina Grande (51%) - onde também ganhou com larga margem no 1° turno - e no Agreste (49%), revertendo a superioridade que a petista obteve no dia 3 de outubro.

No primeiro turno, a cidade de Campina Grande foi a única de médio porte no Nordeste onde Serra venceu, e para surpresa de muita gente, Marina ficou na segunda posição e Dilma amargou a terceira colocação.

Diferença diminui na Paraíba
O resultado das urnas no primeiro turno na Paraíba deram a Dilma 1.031.185 votos (53,2%). Serra obteve 551.053 (28,4%) e Marina Silva (PV) 341.916 (17,6%). As abstenções foram de cerca de 25% e os votos brancos e nulos 15%.

Comparando os quadros das urnas com o desempenho atual pode se concluir que Dilma cresceu cerca de 2% e Serra 10%, um indicativo de que os eleitores de Marina e os indecisos migraram em maior intensidade para o candidato tucano. A influência da senadora verde pode ser ainda mais determinante na definição do voto para presidente já que ela e o seu partido ainda não decidiram quem apoiar.

A curva de crescimento de Serra no Estado, no entanto, não acompanha os resultados das pesquisas nacionais onde a diferença é de apenas 6% pró-Dilma, segundo o próprio Ibope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário