quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A candidata que derreteu


Ibope
Ontem foi divulgada pesquisa do Ibope, que mostra Dilma com 49% e Serra com 43% das intenções de voto. Longe de animar os petistas, os números representam uma catástrofe para eles, embora não admitam. Essa diferença de 6 pontos, que na prática são 3, já foi muito maior. No dia 29 de setembro, véspera do primeiro turno, Dilma tinha uma dianteira de 23 pontos na simulação de um ainda improvável (para eles!) segundo turno. Mais um detalhe: como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, a atual diferença pode ser de dois pontos, ou seja, na prática Serra precisaria tirar apenas 1% de Dilma para empatar a disputa. Considerando ainda que no primeiro turno TODOS institutos "erraram" a favor da petista, eu diria que o pânico está instalado no meio da companheirada. Vislumbram já de perto a probabilidade de deixarem suas boquinhas no governo e serem obrigados a trabalhar ano que vem.

CNT/Sensus
Hoje pela manhã foi divulgada a pesquisa CNT/Sensus, instituto para muitos supeito de favorecimento aos candidatos petistas. E não é que os números são ainda piores para Dilma que o Ibope de ontem? Anunciam empate técnico, dentro da margem de erro, com 46,8% para ela e 42,7% para Serra, uma diferença de meros 4,1 pontos. Basta Serra tirar 2% dela para empatar. Muita gente afirma que certos institutos maniulam os números dentro da margem de erro para favorecer o candidato A ou B. Sendo verdadeira esta hipótese, Serra já estaria liderando a disputa, ainda que na margem de erro. Isso é algo que não podemos afirmar com certeza, mas podemos perceber indícios bem fortes da preferência do CNT/Sensus pela candidata "amiga do presidente". Vejam só que beleza esta afirmação de Clésio Andrade, presidente do instituto: “Não estamos vendo outra explicação que não seja a campanha de difamação e desconstrução da imagem de Dilma para os resultados”. Bastante imparcial, não acham? Será que dá para confiar?

3 comentários:

  1. Todos que apoiamos Marina, acreditamos que o PV está se fortalecendo, e poderá em um futuro próximo se consolidar em um novo jeito de governar, assim como o PV vem fazendo na Europa.
    Contudo especuladores falam, que os votos de Marina foram um voto punitivo ao atual governo, bom se o PT ganhar no segundo turno, este fato se confirmará; e ocorrendo isso o PV retrocederia, e não teria toda a força que poderia ter para as próximas eleições.
    Agora se Serra ganhar, o que na minha opnião será muito mais fácil de acontecer com o apoio do PV, haveria uma quebra nestes boatos e haveria ainda uma confirmação que há realmente vontade de 20% da população Brasileira por mudança, desta forma o PV se manteria forte e teria grandes chances de em 2014 derrubar o próprio Serra numa eventual tentativa de reeleição.
    O fato de manter integridade e ser conciso é preocupante, entendo Marina, mas quem acredita nela acredita em algo novo e tem vontade de mudança, sabe com toda convicção que sem abdicações não existem grandes conquistas.
    Ficar em cima do muro é algo que com certeza quem votou na Marina, não espera dela. Temos 2 opções para escolhermos o melhor pensando no futuro do Brasil! Vou de SERRA!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!!!!!!!!!!!!!!

    É Serra Presidente

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a matéria e todos os indícios apontam para uma vitória do Serra, e o PT já sabe disso.
    Tanto sabe que entraram em desespero e estão atacando de forma mais baixa já vista em toda a história política desse país.

    Quando a Dilma ficou se vangloriando com os 46% no primeiro turno, ele deixou de dizer que 54% (Serra + Marina + Plinio) votaram contra ela, e é isso que está acontecendo e as pesquisas já estão mostrando.

    ResponderExcluir