Pesquisa Gape mostra empate técnico
A 11 dias para a votação, Vilela tem apenas 2 pontos à frente; para presidente, Serra vence em AL
A primeira pesquisa Gape realizada no segundo turno das eleições revela mais um empate técnico entre os candidatos ao governo do Estado. Com apenas dois pontos percentuais na frente do adversário, Teotonio Vilela Filho (PSDB) aparece em primeiro lugar, com 44% das intenções de voto. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) ficou com 42% da preferência dos eleitores, garantindo a segunda posição.
A pesquisa Gape foi realizada durante todo o dia de ontem. 1.055 eleitores foram entrevistados em 20 municípios de Alagoas. Deste universo de alagoanos, 6% afirmaram que vão votar nulo no próximo dia 31 de outubro. Uma outra parcela de 5% dos eleitores disseram que ainda não sabem em que candidato ao governo vão votar. Outros 3% do conjunto de entrevistados preferiram não responder ao questionário. A pesquisa Gape foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) com o código f28aa43c87.
Margem de erro
De acordo com a metodologia aplicada pelo Gape, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança adotado de 95%.
Levando em consideração a variação permitida com o cálculo da margem de erro, o empate entre Teotonio Vilela Filho e Ronaldo Lessa fica evidente. O candidato tucano obteve 44% das intenções de voto durante as entrevistas. Aplicada a margem de erro, a preferência dos eleitores pela sua candidatura oscila entre 47% e 41% no universo dos 1.055 entrevistados.
O candidato do PDT, Rolando Lesa, obteve 42% das intenções de voto na pesquisa do Gape. Considerando a margem de erro, ele pode ter entre 45% e 39% da preferência dos alagoanos nas urnas.
Como o resultado dos dois se cruzam na escala dos percentuais, é impossível dizer quem ganharia para o governo do Estado se as eleições fossem hoje.
Votação no 1º turno
No resultado do primeiro turno das eleiç~eos para o governo do Estado, o candidato Teotonio Vilela Filho saiu na fremte, com 534.962 votos, o que representa 39,58% dos votos de todos os alagoanos.
O ex-governador Ronaldo Lessa garantiu o segundo lugar, numa disputa apertadíssima com o senador Fernando Collor (PTB). Lessa conseguiu somar 394.155 votos, total que representa 29,16% dos mais de dois milhões de eleitores de Alagoas.
O candidato Fernando Collor chegou bem próximo de Lessa, somando 28,81% dos votos no Estado, mantendo até o final da apuração o suspense sobre quem disputaria o segundo turno com o governador Teotonio Vilela Filho.
Nestes últimos 11 dias até as eleições, além das pesquisas, os eleitores de Alagoas ainda terão o debate da TV Gazeta, no dia 28 de outubro, para ajudar a decidir em quem vão votar.
Serra fica à frente pela primeira vez
A disputa pela faixa presidencial sofre uma reviravolta em Alagoas, de acordo com a primeira pesquisa Gape realizada no Estado neste segundo turno das eleições. Durante todo o primeiro turno, todas as pesquisas divulgadas em Alagoas mostraram a candidata do presidente Lula (PT), Dilma Rousseff (PT), à frente do tucano José Serra (PSDB). Mas agora o jogo foi invertido.
Segundo os números da pesquisa Gape, neste segundo turno quem está na frente é o candidato José Serra. Ele aparece com 47% dos votos dos alagoanos, contra 43% somados pela ex-ministra Dilma Rousseff.
A diferença é de quatro pontos percentuais. Desta forma, considerando a variação permitida pela margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos, na corrida presidencial em Alagoas também seria correto afirmar que foi registrado empate técnico entre os candidatos à Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário