Foi um domingo som sombra de dúvidas emocionante. Após meses de expectativa, a apuração das urnas nos trouxe agradáveis surpresas, tanto no plano nacional quanto estadual.
Presidência
Com relação à disputa presidencial, os números das pesquisas eram desanimadores. Absolutamente nenhuma (!) delas chegou a apontar vantagem numérica da soma dos demais candidatos sobre as intenções de voto da candidata petista, situação indispensável para a realização de um segundo turno. O mais próximo que chegaram foi sugerir o empate, que na margem de erro poderia representar a vitória antecipada de Dilma Rousseff.
Pois bem. Encerrada a votação, os números que nos chegavam pela Tv e internet não se pareciam nem um pouco com o que era anunciado pelos institutos. Dilma venceu mas não levou. Com 46,91% dos votos válidos, esteve longe de encerrar a fatura. Serra obteve 32,61%, Marina Silva 19,33% e os nanicos juntos 1,15%. Segundo turno na cabeça!
Temos agora até o dia 31 para reverter a vantagem dela apresentada pelas pesquisas, que já não são tão intocáveis. Não será uma tarefa simples, mas com o otimismo do momento e com os apoios que virão com mais clareza, está longe de ser impossível. Basta levar em conta que vários governadores e senadores já eleitos no primeiro turno terão total disponibilidade para apoiar Serra na disputa presidencial. Campeões de votos como Geraldo Alckmin e Aécio Neves podem fazer muita diferença neste momento. Uma possível aliança com Marina Silva poderia fortalecer ainda mais a candidatura tucana, mas é ainda incerta.
Independentemente da vitória ou da derrota na disputa final, constatamos que mais da metade dos brasileiros recusou-se a colocar o cabresto, como desejava Lula, e optou por uma candidatura diferente daquela que ele imaginava poder nos enfiar goela abaixo.
Santa Catarina
Dupla surpresa. Ao contrário do que apontavam as pesquisas, Serra venceu Dilma e Raimundo Colombo, do DEM, foi eleito governador já no primeiro turno. Podemos considerar isso uma excepcional resposta a um certo falastrão que veio ao nosso estado afirmar que era necessário extirpar o DEM da política nacional e lançar ofensas à família Bornhausen.Paulo Bornhausen, vejam só, foi o terceiro deputado federal mais bem votado e estará mais uma vez em Brasília infernizando a vida dos petistas, estejam eles no governo ou na oposição.
Para o Senado, elegemos Luíz Henrique (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB), ambos da coligação que venceu a disputa para o governo estadual e que apóia José Serra para presidência.
TOC TOC TOC bate na madeira SERRA outra VEZ xiiiiiiiiiiiiii nem de brincadeira
ResponderExcluirlixo sua postagem
ResponderExcluirmas tudo bem estarei aqui daqui a 27 dias para rir dessa sua cara gorda
sauuadhudhdu
lamentavel que vc acha lh bom para o senado é foda mesmo
Cara é uma agressão a imagem do personagem Willian Wallace neste blog, WIllian defendia o interesse do povo oprimido da Escócia e a liberdade de um país. Seu blog defende candidatos e partidos que sempre defenderam a clase empresarial e até alguns políticos biônicos da Ditadura como o Bornhausen. Sugiro colocar a imagem dos nobres Escocesses que fogem da luta pra ficar que combina mais com os políticos que você defende
ResponderExcluirCid,
ResponderExcluirWallace lutava contra a tirania. Ninguém representa melhor a tirania no Brasil do que o PT, e todos sabemos. Aliado aos irmãos Castro, Ahmadinejad, Chavez, entre outros no plano internacional e adepto de práticas autoritárias como o cerceamento da liberdade de expressão no plano interno. A foto fica!
nunca foi aliado de nenhum desses, apenas soube se colocar diploticamente sem causa tensão, como foi o sonho de tantos homeens, como gandhi.
ResponderExcluirwallace ficaria orgulhoso do persistente lula, e da "terrorista" dilam, que não teve medo de lutar contra a ditadura militar...
e aonde tu vê liberdade de espressão no brasil?
nos nordestinos pobres que mandam na globo?
nos favelados do rio que são donos da folha?
esquece, a mídia é da elite, não existe liberdade de expressão aqui, nem nunca existiu
Lula não é aliado destes ditadores que citei? Em que planeta você vive? O Chavez, que vc deve achar um libertador, declarou várias vezes sua torcida pela vitória de Dilma. Dê uma pesquisadinha rápida no Google. Encontrará também a notícia de que Lula esteve em Cuba no dia em que um opositor morreu por causa de uma greve de fome motivada pela prisão de dissidentes políticos. Ao invés de ao menos comentar a necessidade de democracia naquele país, preferiu comparar os dissidentes cubanos a criminosos, e tirou várias fotos todo sorridente ao lado das facínoras.
ResponderExcluirE quem assistiu o filme Coração Valente, com certeza lembra da cena em que antes de ser degolado, Wallace grita : "Freedom!" Creio que liberdade é algo que definitivamente não faz parte do ideário petista.