segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Segundo turno batendo à porta

No Blog Coturno Noturno:

É muito simples. Basta olhar para 2006, para o mesmo dia 27 de setembro daquele ano. O quadro, dentro da margem de erro era rigorosamente igual ao de hoje. A diferença de Lula para os demais candidatos era exatamente a mesma de hoje, com um ou dois pontos de diferença. O fato é que Dilma está caindo. Lentamente, mas caindo. Marina Silva e José Serra estão subindo, lentamente mas subindo. Pelo seu desempenho, o candidato do PSOL tende a abocanhar no mínimo 1% das intenções de votos.  A milícia de jornalistas que apostou na vitória da Dilma no primeiro turno, composta por Ricardo Noblat, Fernando Rodrigues, Cristina Lobo, José Roberto Toledo vão gastar seus últimos cartuchos nesta reta final. Pelo que indicam as pesquisas, sairão, como sempre, desacreditados. Especialmente Ricardo Noblat que, hoje, fez mais uma defesa da figura mais sórdida destas eleições: o diretor da Xov Ilupop, a quem chamou de "figura discreta", quando os seus artigos e análises são utilizadas, inclusive, como material de "spam" pela campanha da Dilma. Abaixo, vejam o que os institutos de pesquisa mostravam, no dia 27 de setembro de 2006.

Pesquisa Datafolha (27 de setembro de 2006)
A quatro dias do primeiro turno da eleição para presidente da República, e antes da realização de debate na Rede Globo, o candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, favorito na disputa, vê sua vantagem em relação aos adversários diminuir, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha nesta quarta-feira, 27 de setembro de 2006. Em relação ao levantamento anterior, realizado na sexta-feira passada, dia 22, Lula se manteve com 49% das intenções de voto. O segundo colocado, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, oscilou, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, de 31% para 33%, a maior taxa obtida pelo tucano até o momento. Heloísa Helena, do PSOL, também oscilou positivamente, de 7% para 8% das preferências. A vantagem de Lula sobre seus adversários, que era de oito pontos percentuais no levantamento anterior, é hoje de cinco pontos, e sua distância em relação ao segundo colocado passou de 18 para 16 pontos.

Pesquisa Ibope (27 de setembro de 2006)
A diferença entre o percentual obtido por Lula (48%) e a soma de seus concorrentes (43%) é hoje de 5 pontos percentuais (a média entre os 7 pontos mostrados em 21 de Setembro e os 3 pontos detectados em 24 de Setembro), superior à margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais. O percentual de intenções de voto em branco ou nulo somado ao de indecisos é de 9%, o que corresponderia ao patamar do percentual de votos brancos e nulos depositados nas urnas no primeiro turno de 2002 (10%). Com esses resultados de hoje, a estimativa de votos válidos para Lula fica em 53%, contra 52% da última rodada, indicando maior probabilidade de sua vitória no primeiro turno. 

O resultado todos lembram. Lula acabou o primeiro turno com 48% dos votos válidos e Geraldo Alckmin com quase 42%. Pelo que as pesquisas já estão mostrando, neste momento, a história irá se repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário