sábado, 18 de setembro de 2010

Sai da frente! Instituto Mapa confirma Raimundo Colombo folgado na liderança

No ClicRBS:

Raimundo Colombo lidera as intenções de voto para o governo de Santa Catarina nas eleições 2010
Pesquisa Mapa aponta candidato do DEM com 35,9%. Angela Amin aparece com 26,5%

A terceira pesquisa do Instituto Mapa contratada pelo Grupo RBS durante o período eleitoral aponta Raimundo Colombo (DEM) na liderança na disputa pelo governo de Santa Catarina. Ele tem 35,9% das intenções de voto, contra 26,5% de Angela Amin (PP). Ideli Salvatti (PT) aparece com 17,3%. Os outros candidatos não alcançaram 1%.


É a primeira vez em que Colombo aparece na frente nas pesquisas feitas pelo Mapa. Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos ao governo não são apresentados aos eleitores, Colombo também aparece, pela primeira vez, na frente: 25% das intenções de voto contra 16,9% de Angela e 9,6% de Ideli.

O cenário apresentado pelo Instituto Mapa indica a necessidade de segundo turno na disputa pelo governo estadual, já que nenhum candidato ultrapassa os 50% dos votos válidos. Excluindo brancos e nulos e distribuindo proporcionalmente os eleitores indecisos, Colombo teria 43,8% dos votos, contra 32,3% de Angela e 21,1% de Ideli.

O Mapa também fez simulações de segundo turno. Colombo venceria a disputa nos dois cenários apresentados aos eleitores. Em um confronto com Angela, ele teria 42,8% contra 36,6%, um empate técnico. Se a adversária fosse Ideli, a vantagem seria maior: 51,5% a 25,4%.

Angela aparece na frente em confronto direto com Ideli. A candidata do PP teria 46,3% contra 29% da petista. O número de eleitores indecisos entre as duas pesquisas caiu de 16% para 12,1%.

O número de pessoas que ainda não definiu o voto é maior entre as mulheres do que entre os homens. Entre as eleitoras entrevistadas, 16,8% disseram ainda não ter escolhido candidato ao governo catarinense. O índice cai para 7,3% entre os homens pesquisados.

A pesquisa do Instituto Mapa foi feita entre os dias 15 e 16 de setembro e ouviu 1.008 eleitores em todas as regiões de Santa Catarina. A margem de erro do levantamento é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

2 comentários:

  1. ahahahhahahahahahahahahah

    ResponderExcluir
  2. tenho quase que certeza que esta eleição não vai ter 2º turno.raimundo colombo é quase unanimidade entre o povo catarinense as pesquisas não mostram mas a diferença entre ele e o segundo colocado ja beira recorde de votação.espere para ver como estou certo.

    ResponderExcluir