segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chavismo: Brasil e Venezuela

No Ex-Blog do Cesar Maia:

"CESAR MAIA DIZ QUE PETISTAS PREPARAM KIT-CHAVISTA PARA CONTROLAR A IMPRENSA"!

Trechos da entrevista de página inteira de Cesar Maia ao jornal O Globo de sábado (25).

O PT tem uma expectativa de ter uma perigosa maioria constitucional, para que possa, num "kit chavista", mudar a Constituição.

1. Em política, você tem que trabalhar com alternativas. A eleição não está perdida, mas também não está ganha. O que temos de fatos concretos são as ações de governo. A gente sabe que todo regime autoritário começa com intervenção nos meios de comunicação. Esse caminho (no atual governo) é explícito: Conselho de Jornalismo, Ancinav... É o primeiro passo do autoritarismo. Assim foi na Venezuela, na Alemanha. Na Alemanha (nazista), tinha o Ministério da Cultura e Propaganda. Esse ministério estatizou a cultura e os meios de comunicação. E você tem um coordenador de programa da Dilma, que é o Marco Aurélio Garcia, que é um chavista de carteirinha e firma reconhecida. O presidente diz: "Eu quero eleger 50 senadores": 20 do PT e mais 30 que o PT leva na mala. "Quero ter maioria constitucional". Então, ele faz a emenda constitucional no Senado e atropela a Câmara dos Deputados. E aí começam coisas que a mim preocupam.

2. Qual o elemento preliminar do regime democrático? São os direitos e garantias individuais. Há três tipos de inviolabilidade: da nossa casa, fiscal e bancária. Estamos numa situação em que se fere os direitos e garantias individuais, que se começa a produzir uma maioria constitucional para entrar nas instituições democráticas, a partir dos meios de comunicação. Ou vocês têm dúvida de que, na hora em que houver essa maioria, virá o controle externo do meios de comunicação? O que o PT quer é maioria constitucional, e o que queremos é que ele não tenha essa maioria no Congresso, mas fundamentalmente no Senado. A prioridade máxima para nós democratas, de todos os tipos, é ter 40 senadores, somando aqueles que têm mandato com os que vão entrar. É difícil, mas é possível.

CHÁVEZ NÃO CONSEGUE MAIORIA CONSTITUCIONAL! QUE O BRASIL SIGA O EXEMPLO!

Com todas as mudanças feitas na legislação eleitoral, o presidente Hugo Chávez e seu partido, não conseguiram a maioria de 110 deputados que precisavam para continuar mudando a Constituição ao arbítrio do caudilho. O partido de Chávez, que uniu toda a sua base aliada anterior, obteve 94 deputados, a oposição 60 e os independentes 2 deputados. O sistema foi distritalizado ao sabor de Chávez. Mas a oposição, somando a votação nominal pelo país todo, obteve 52% dos votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário