sábado, 25 de setembro de 2010

Apesar do fiasco que foi e contra os resultados da votação, MEC escolhe o filme do Lula para nos representar no Oscar

Eles querem mesmo nos envergonhar. Torço muito para que sejam derrotados.


Contra a votação popular, Ministério da Cultura escolhe 'Lula' para competir por indicação no Oscar
Longa disputará com 95 países uma das cinco vagas na categoria estrangeira

Apesar da população escolher "Nosso Lar", o longa-metragem "Lula - O filho do Brasil", de Fabio Barreto, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas no Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira.

A decisão, anunciada na manhã desta quinta-feira (23), em São Paulo, foi tomada de forma unânime por uma comissão que reúne membros indicados pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Agência Nacional de Cinema do Brasil e Academia Brasileira de Cinema.

"Levamos em consideração o Brasil. [Esse filme] reflete um pouco a nossa vida. Lula é uma estela aqui e fora daqui", declarou Roberto Faria, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

A comissão não levou em conta o voto popular, que escolheu com 70%, quase 89 mil votos, "Nosso Lar" como filme para representar o Brasil no Oscar. A votação ocorreu no site do próprio Ministério da Cultura, de 8 e 20 de setembro, e recebeu quase 130 mil votos.

Na enquete do site do Ministério da Cultura, "Lula - O filho do Brasil" ficou em sexto lugar com apenas 1% dos votos. De acordo com o próprio Ministério da Cultura, o objetivo desta enquete foi o de estimular as pessoas a assistirem a produção nacional de cinema, apontando seus filmes favoritos.

Questionado sobre a hipótese de um viés político na escolha do filme sobre a vida do presidente, Faria rebateu. "O filme está feito e já passou pelo crivo de todas as críticas neste sentido."

"Nosso partido é o cinema brasileiro. A escolha em momento algum pensou no momento X, mas em um filme para representar o país com dignidade", completou a produtora Mariza Leão Salles de Rezende, uma das integrantes da comissão de seleção, que inclui ainda Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Cakoff, Márcia Lellis de Souza (Tata) Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende, além de Roberto Faria.

Mas, para a cineasta Tata Amaral, é possível que a popularidade de Lula no exterior possa, sim, contribuir com o desempenho do representante brasileiro no Oscar. "Eu gostaria que a figura do Lula influenciasse a Academia. Nesse sentido, seria ótima a influência política da escolha", defendeu Tata.

No total, 23 produções nacionais competiam pela vaga. Agora, o filme escolhido disputará com longas de outros 95 países uma indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela realização do Oscar.

Os nomes dos cinco indicados ao prêmio máximo do cinema mundial serão divulgados em 25 de janeiro. A festa de entrega dos prêmios está marcada para 27 de fevereiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário