terça-feira, 9 de novembro de 2010

Haddad, pede pra sair! Além das falhas nas provas, tema da redação teria vazado!

É hoje absolutamente insustentável a situação do ministro da Educação. Se ele fosse uma pessoa honrada, já teria pedido as contas. Seu ministério prejudicou milhares de brasileiros que tentam entrar para o ensino superior. As provas, como sabemos, foram mal elaboradas e prejudicaram a justa concorrência enrte todos os participantes do exame. Lendo agora o noticiário na internet, fiquei sabendo que existem evidências de que o tema da redação teria vazado, e sabe-se lá quantos alunos foram fazer a prova já sabendo sobre o que escreveriam, contando inclusive com a orientação dos professores de cursinhos. 

Assim não dá, Sr. Ministro! A vergonhosa incompetência do seu ministério pode ter adiado, ou mesmo enterrado, o sonho de milhares de brasileiros que passaram anos se dedicando para este momento. As condições iguais da disputa são uma piada, está na cara. A variação do índice que coloca alguém dentro ou fora de uma universidade é da ordem de centésimos. O mais justo a se fazer, além da elaboração de uma nova prova, por uma equipe externa ao MEC, e a demissão sumária de todos os envolvidos na fraude, seria o ressarcimento de todas as despesas que os estudantes tiveram com deslocamento e alimentação no dia da primeira prova. Seria injusto, porém, com os contribuintes que sustentam o governo, e que teriam que pagar pela falha de terceiros. Sim, eu sei que isso só aconteceria de tivéssemos um governo de pessoas decentes.


PF vê 'indícios' de que vazamento do Enem 'tem fundamento'
De acordo com o professor, estudante teria dito que tema da redação havia sido vazado em São Raimundo Nonato (PI)

A Polícia Federal de Juazeiro (BA) iniciou na segunda-feira, dia 9, as investigações preliminares para apurar denúncia de suposto vazamento do tema da redação do Enem, a partir de denúncia feita por professores de um curso pré-vestibular de Petrolina (PE). A cidade, a 769 quilômetros do Recife, é separada de Juazeiro (BA) pelo Rio São Francisco. "Há indícios de que a história tem fundamento", observou o delegado federal Alexandre de Almeida Lucena.

O delegado colocou uma equipe para fazer um levantamento inicial do ocorrido e coletar nomes de professores e alunos a serem ouvidos. O passo seguinte, se a história tiver consistência, será a instauração de inquérito policial. "Neste caso, vamos buscar saber como se deu (o suposto vazamento) e se alguém recebeu vantagem", afirmou o delegado.

Mais de uma hora antes do início da prova do Enem, no domingo, um grupo de estudantes que faria a prova procurou os professores do Curso Geo Petrolina Pré-Vestibular que haviam montado um ponto de apoio para tirar dúvidas e esclarecer candidatos, próximo à Universidade de Pernambuco (UPE) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (Facap), locais de realização do concurso. Os candidatos pediam ajuda para desenvolver a redação se o tema fosse "trabalho e escravidão".

De acordo com o professor de português Marcos Freire, um dos estudantes, aluno do curso Geo, disse que o tema da redação havia sido vazado em São Raimundo Nonato (PI) e que ele tinha recebido a informação.

O boato se espalhou e outros candidatos recorreram aos professores. "Na hora não acreditei na história do vazamento, mas atendemos aos alunos, discutindo o tema", disse o professor Marcos Freire.

Os professores Ramón Bandeira e Diego Alcântara também desempenharam o mesmo trabalho, discutindo o assunto com os estudantes, de acordo com o coordenador do Curso Geo, Nivaldo Moreira.

Depois da prova, veio a preocupação dos professores, ao saber da confirmação do tema Trabalho na Construção da Dignidade Humana, com dois textos de apoio, trabalho escravo e futuro do trabalho. "A questão é séria e terminamos nos envolvendo por não termos dado a devida dimensão ao fato", avaliou Freire.

A OAB teve notícia do caso e está averiguando, "com cautela", as informações. A PF investiga a história.

Um comentário:

  1. http://entregacorisco.com/2010/11/10/impitima-dilma-rossef-sucesso-do-enem-do-haddad/

    Tem uma figura do Haddad pede para sair ... :)

    ResponderExcluir