segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ah, Lula, vá rachar uma lenha! Por que no te callas?

Não sou nenhum especialista em economia, mas pelo pouco que leio do assunto tenho a impressão que Lula deveria ficar caladinho sobre o câmbio. O Real supervalorizado pode mesmo ter alguma influência da desvalorização das moedas americana e chinesa. Acontece que nossa moeda é a que mais se valoriza no mundo, consequência da maior taxa de juros existente. Com a entrada abundante de dólares para financiar nossa dívida pública, o Real não tem outro caminho a seguir que sempre para o alto. Irresponsavelmente, nosso governo ignora os fatos e se faz de louco para passar bem. Antes de mais nada, deveria reduzir sua dívida para que pudesse pagar juros menores. Age exatamente no sentido oposto, criando cada vez mais despesas. Segundo, deveria ter coragem de assumir o ônus político de permitir a desvalorização da moeda. Por que não o faz? Porque é dirigido por um populista de quinta categoria que quer manter a sensação, mesmo que artificial, de um bom poder de compra da população, enquanto permite que as empresas nacionais sejam massacradas pelas concorrentes externas, impossibilitadas de exportar com um câmbio tão desfavorável. A entrada destes dólares das exportações, sim, seriam benvindos. Teríamos uma moeda forte proveniente do vigor de nosso comércio, e não de nossa taxa de juros. Ganharíamos todos. Mas não é o que acontece.

Resumindo, para agradar seu eleitorado, o governo está endividando crescentemente o país.  É como se enchêssemos nossos carrinhos no supermercado todos os meses com o cheque especial, nos empanturrando de guloseimas e empurrando a encrenca para frente. Obviamente não dará certo.

Mas sabem o que é mais espantoso? Apesar de se recusar a fazer sua lição de casa, Lula se acha no direito de dar pitacos sobre o câmbio aos americanos e chineses. Eta, tipinho que não se enxerga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário