terça-feira, 9 de novembro de 2010

Piñera fala sobre a direita chilena

No Ex-Blog do Cesar Maia:

"ESTAMOS CONSTRUINDO UMA NOVA -CENTRO-DIREITA"!

Trechos da entrevista de Piñera, presidente do Chile - El País (07).

1. A origem dos conceitos de esquerda e direita foi diluída ao longo do tempo. Queremos que a centro-direita seja fiel às suas convicções profundas: um compromisso com os três vetores básicos: primeiro, um sistema político estável, com uma democracia verdadeira, com Estado de Direito, alternância de poder, respeito pelos direitos humanos, liberdade expressão. Segundo, uma economia de mercado livre, aberta, competitiva, integrada ao mundo; e terceiro, um sistema social em que o Estado possa garantir a todos o mínimo compatível com a dignidade humana e, portanto, que seja o mais poderoso aliado na luta contra a pobreza e a desigualdade.

2. Nesta sociedade do conhecimento deve-se construir quatro pilares complementares: uma revolução na qualidade dos recursos humanos, na educação e formação; uma revolução nos investimentos em ciência e tecnologia; uma nova cultura da inovação e empreendedorismo, e uma sociedade flexível para que se possa adaptar as mudanças, que é a única constante nos tempos modernos.

3. A centro-direita no Chile passou 20 anos na oposição. Muitos acreditavam que iríamos morrer ali, mas nunca perdemos a fé nas nossas convicções: um conceito abrangente da liberdade na política – a democracia - na economia – a economia social de mercado – e no social - a igualdade de oportunidades. E temos demonstrado que o mito de que o Chile era um país culturalmente de centro-esquerda não era verdade. Hoje nós temos um apoio que é de cerca de dois terços dos chilenos. Estamos construindo uma nova direita em nosso país, longe dos totalitarismos e dos abusos aos direitos humanos, e muito comprometida com a liberdade e o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário