segunda-feira, 19 de julho de 2010

Maravilha comunista: Coréia do Norte faz amputações sem anestesia

O Comunismo é ou não é maravilhoso? O que será que os PTrodáctilos acham disso? Até quando vão manter o apoio a ditaduras que obrigam populações inteiras a viverem encarceradas em seus países aguardando a morte causada pela falência do regime comunista?

No Uol Notícias:


Médicos fazem amputações sem anestesia na Coreia do Norte, aponta relatório

O sistema de saúde norte-coreano está em ruínas, com médicos realizando amputações sem anestesia e hospitais a base de luz de velas, informou nesta quinta-feira (15) um relatório elaborado pela Anistia Internacional apresentado em Seul, na Coreia do Sul.

“Durante as cirurgias, se tiverem sorte, os pacientes recebem anestesia, mas às vezes a quantidade não é suficiente para controlar a dor”, apontou o documento. “Sem os medicamentos essenciais, as unidades de saúde da Coreia do Norte claramente não podem prestar serviços como cirurgias sem por em risco a vida dos pacientes”.

Segundo a organização, o sistema de saúde do país comunista se deteriorou com as dificuldades econômicas do país. Muitos cidadãos norte-coreanos enfrentam problemas de saúde relacionados à má nutrição crônica, além de tuberculose e anemia, informou a Anistia Internacional.

“O povo da Coreia do Norte sofre privação do direito aos cuidados de saúde adequados. Isso se deve, em grande parte, às políticas governamentais”, apontou o relatório.

O relatório foi baseado em entrevitas feitas com mais de 40 norte-coreanos que desertaram principalmente para a Coreia do Sul, além de organizações e profissionais de saúde que trabalham no país.

Um jovem norte-coreano, de 24 anos, afirmou que um médico amputou parte de sua perna esquerda sem anestesia depois que ele caiu de um dos vagões de um trem. “Cinco médicos assistentes seguraram meus braços e pernas. Estava com tanta dor que desmaiei”, contou o jovem identificado apenas como Hwang.

Segundo o relatório, os médicos trabalham sob baixa remuneração e têm poucos medicamentos para utilizar.

A Coreia do Norte oferece assistência médica gratuita a todos os seus cidadãos, mas, de acordo com a Anistia Internacional, muitos pagam propina para receber cuidados médicos.

O governo norte-coreano, geralmente sensível às críticas sobre a condição política e de direitos humanos do país, ainda não se manifestou sobre o documento elaborado pela Anistia Internacional.

No relatório, a organização recomendou que países como a Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Japão e Rússia garantam a chegada de ajuda humanitária na Coreia do Norte, baseando a ação nas necessidades da população e não na condição política do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário