segunda-feira, 26 de julho de 2010

José Serra: "É inegável que o Chavez abriga as Farc"

No Globo:

Serra acusa Chávez de 'abrigar' as Farc

SÃO PAULO - O candidato a presidente do PSDB, José Serra, atacou nesta segunda-feira o tratamento dado pelo governo Lula a países vizinhos como Paraguai, Bolívia, Cuba e Venezuela. Ao participar de um debate promovido pelo setor empresarial, Serra disse que Lula desperdiçou tempo no Oriente Médio em vez de concentrar-se na América do Sul e acusou o presidente venezuelano, Hugo Chavez, de "abrigar" integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

- Essa crise na Venezuela e Colômbia. É inegável e indiscutível que o Brasil sempre teve mais simpatia pelo Chavez. Isso é obvio. É inegável que o Chavez abriga as Farc. É inegável que, se o Brasil tivesse gasto o tempo que gastou no Oriente Médio com a América do Sul, poderia ter evitado situações como essas que estão acontecendo agora - afirmou, em discurso para cerca de 500 empresários na capital paulista.

Essa não é a primeira vez que Serra critica Chávez. Na semana passada, o tucano responsabilizou o presidente venezuelano pela crise diplomática entre Venezuela e Colômbia. Ele disse que a instabilidade é causada por Chávez, que declarou apoio à candidata do PT, Dilma Rousseff.

Sem citar o nome de Lula, Serra falou sobre a postura do governo brasileiro no caso dos presos políticos em Cuba: - O Brasil tem que estar á frente da questão dos Direitos Humanos. É amigo de Cuba? Muito bem. Então usa essa amizade para libertar os presos cubanos. Não deixa isso para a Espanha.

Mais adiante, o tucano disparou sobre a postura de Lula no caso com o Irã. O presidente viajou até o país para tentar um acordo para reduzir as tensões por causa do programa nuclear iraniano.

- Uma coisa é fazer negócios. Outra é ter postura de camarada de amigo com fulano, como o ditador do Irã, que nega o Holocausto e condena jornalistas a penas básicas de 16 anos, condena à forma os opositores e mata mulher adultera à pedrada - ressaltou.

Serra disse ainda que o Brasil faz hoje "filantropia" com o Paraguai e Bolívia:

- Com os vizinhos no caso do Paraguai, com Itaipu, nos vamos aumentar em 15% a remuneração pela energia do Paraguai, que é o dobro já daquela que paga pela Itaipu brasileira. Estamos fazendo sem dúvida filantropia com o Paraguai, a Bolívia. Só me pergunto por que não faz no Sergipe, no Piauí, Maranhão. Tem muitos lugares para se fazer coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário