sábado, 17 de julho de 2010

Em comício no Rio, Dilma revela que desconhece a democracia brasileira

Mais que uma gafe (mais uma!), a fala da candidata petista demonstra o pouco interesse dela pela democracia. Quase trinta anos depois, ela ainda não sabe que o movimento Diretas Já foi derrotado no Congresso Nacional. Ignora também que o voto direto para a Presidência só foi garantido na Constituição de 1988, que diga-se de passagem, seu atual partido, o PT, não assinou.

Além do despreparo intelectual evidente, revela acima de tudo que ela nunca fez parte daqueles que brigaram pelo redemocratização no país. É bom lembrar que ela lutou a favor de uma outra ditadura, mais cruel que a dos militares brasileiros. Se dependesse dela e de seus colegas, hoje viveríamos como os cubanos ou os norte-coreanos,literalmente aprisionados e esmagados pelo estado totalitário comunista.

No Blog do Josias de Souza:

"...Pelas contas da PM do Rio, a platéia foi de cerca de 15 mil pessoas. Quem testemunhou deixaria por 5 mil. Sem exigir troco.

No final do evento, havia na praça algo como mil pessoas. Número da PM.

Considerando-se que, na véspera, o governador Sérgio Cabral (PMDB) falara em reunir 100 mil pessoas, o comício foi um fiasco de público.

O discurso de Dilma não chegou a entusiasmar. Longe disso. Ficou-se com a sensação de que, em matéria de gogó, ela ainda é uma candidata por ser feita.

A alturas tantas, Dilma tentou vincular o ato inaugural de sua campanha no Rio ao comício das Diretas Já, ocorrido em abril de 1984.

Ela disse à platéia que ali mesmo, naquela praça, ocorrera o grande comício das Diretas. Realçou que o movimento convertera o Brasil de ditadura em democracia.

Numa frase, um par de equívocos. Dilma discursava na Cinelândia. O comício das Diretas transcorrera na Candelária.

No mais, derrotada a emenda Dante de Oliveira, que instituía o voto direto, o país teve de passar pela escala do Colégio Eleitoral antes de pousar na democracia..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário