quinta-feira, 22 de julho de 2010

Colômbia x Venezuela: minhas primeiras impressões

Passei o dia sem acesso ao noticiário, mas pelo que li nas últimas manchetes , posso afirmar, sem medo nenhum de errar que:
  1. A Colômbia apresentou provas, há muito tempo do conhecimento de todos, que Hugo Chavez dá abrigo em solo venezuelano aos criminosos das FARC;
  2. Em momento algum Chavez negou ou se ofereceu para esclarecer aquilo que foi o alvo das denúncias: a cessão do chão venezuelano para proteção dos narcoterroristas. Não seria simples ele oferecer condições para uma ação conjunta Colômbia/Venezuela para averiguar a existência ou não dos mais de 80 acampamentos do lado venezuelano da fronteira? Optou pelo caminho da confrontação e da ruptura do diálogo, justamente pelo fato de que as provas materiais são factíveis e fáceis de se obter, e totalmente contrárias a ele;
  3. Chavez, num momento que vê seu apoio interno desabar por conta da falência da economia semi-socialista, busca tirar vantagem de um suposto atrito com um inimigo externo, no caso a Colômbia, para tentar conseguir algum apoio e união internoa Esta estratégia é mais do que manjada, e chega a ser ridícula para aqueles que possuem um nivel mínimo de informação;
  4. Os veículos que se oferecem neste momento para uma suposta conciliação são todos aliados de Hugo Chavez , como a UNASUL, e o acessor presidencial de Lula, o petista Marco Aurélio Garcia. A Colômbia já está calejada e jamais cairá nesse truque. Buscará apoio de quem realmente pode intermediar a questão, ou que a apóie caso as coisas piorem: os Estados Unidos;
  5. Vivemos, nós brasileiros, um momento extremamente importante na definição do que esperamos para nosso futuro. Temos uma candidatura presidencial que representa claramente a opção pelo fortalecimento de grupos criminosos nacionais e internacionais, como o MST no Brasil, e as FARC na Colômbia. Definiremos nas urnas aquilo que esperamos para nosso futuro imediato. Ou optaremos pelas oportunidades e pelo trabalho como forma de avançarmos ou entregaremos nossas almas ao crime organizado internacional , e deixaremos o rumo de nossas vidas nas mão de caudilhos tão pretenciosos quanto incompetentes. Acho que não é necessário dar o nome aos bois, né?
  6. É impressionante a tentativa de nosso jornalismo defender o lado errado nessa questão, tentando aparentar imparcialidade. As evidências do que está em jogo são mais do que evidentes e estão escancaradas pelos fatos, só não percebe quem faz muito esforço para se fazer de cego.

3 comentários:

  1. Esse Chávez é um ridículo! Ditadorzinho de merda!! Odeio ele, besta, fica enganando o povo da Venezuela e ainda dá abrigo a terroristas fabricantes de cocaína. Que nojo desse cara!! DEUS SALVE A AMÉRICA! (E SHAKIRA SALVE A COLÔMBIA! RS)!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o comentário anterior em parte pois cada povo resolve os seus próprios problemas, foi pensando de forma diversa a isso que os EUA,se acham dono do mundo e que podem se meter em todo lugar do mundo para resolver todos os problemas de forma que estes saiam ganhando alguma coisa depois de resolve-los, e na verdade onde se ler Colombia deveria constar EUA, de onde você acha que saiu as fotos de satlite em alta resolução e fotos de aviões espiões, que foram apresentadas de um satelite colombiano é que não foi.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom. Então traz ele pro Brasil e manda ele fechar veículos de comunicação, se reeleger reeleger e reeleger até não querer mais. Chávez é um projeto de ditador. E você sabe a derrota que é uma país sob ditadura. É só pegar os exemplos que ainda temos hoje. Qual é... Agora o demônio do mundo são os E.U.A? Não gosto de Chávez nem de Árabe fanático. EU SOU OCIDENTAL. DEMOCRÁTICO. LIVRE PRA PENSAR E FALAR O QUE QUERO. DEUS ME LIVRE DE UM GOVERNANTE DESSES.

    ResponderExcluir