quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Maioria dos americanos não confia em Obama, mostra pesquisa



Leiam no Terra:

Pesquisa: 53% dizem que Obama não é honesto ou digno de confiança

Um número cada vez maior de americanos duvida da habilidade do presidente Barack Obama para administrar a nação, de acordo com pesquisa CNN/ORC divulgada nesta segunda-feira, a qual reflete o possível impacto do modo atrapalhado como o governo pôs em prática a nova legislação de saúde.

Segundo o levantamento, 53 % dos entrevistados disseram que Obama não é honesto ou digno de confiança, na primeira vez em que a sondagem da CNC/ORC constatou uma clara maioria questionando a integridade do presidente, disse a CNN.

Quarenta por cento dos 843 adultos dos EUA consultados por telefone no começo da semana passada afirmaram que Obama pode administrar com eficiência o governo, uma queda de 12 pontos em relação a junho.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 20 de novembro, em meio a problemas envolvendo uma realização do seu governo na política doméstica, a lei de saúde, amplamente conhecida como Obamacare.

O HealthCare.gov, o portal do governo que oferece cobertura privada de saúde para norte-americanos sem plano de saúde em 36 dos 50 Estados norte-americanos, está no centro das críticas por causa de problemas técnicos que sobrecarregaram seu lançamento em 1 de outubro e têm prejudicado o programa.

Além disso, empresas provedoras de assistência à saúde cancelaram milhões de planos prévios por causa da lei, pondo em dúvida a promessa de Obama de que as pessoas iriam poder manter seus planos de saúde se estivessem satisfeitas com eles.

Os responsáveis pela pesquisa disseram que o levantamento, realizado pela ORC International, com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais, registrou os piores índices de apoio a Obama em seus cinco anos no cargo, em categorias-chave.

A sondagem mostra que 56 por cento dos entrevistados não admiram Obama, discordam dele em questões importantes e disseram que ele não inspira confiança, enquanto 53 por cento afirmaram não vê-lo como um líder forte e decisivo, segundo a CNN.

Mas a pesquisa também constatou que a maioria dos consultados disse que o presidente ainda tem um projeto para o futuro do país e se preocupa com as pessoas comuns. Setenta por cento disseram que ele é simpático.

Uma outra enquete, realizada pelo instituto Gallup na semana passada, indicou que a aprovação do desempenho de Obama no cargo é de 41 por cento, uma queda em relação aos 45 por cento observados em setembro, antes da implementação da lei de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário