quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Inflação acelera e cresce pelo terceiro mês consecutivo com descontrole do Governo Dilma


Leiam na Folha:

Inflação oficial acelera para 0,57% em outubro

Mesmo sem o ainda esperado reajuste da gasolina, o IPCA, índice oficial de inflação do país, acelerou em outubro novamente e registrou alta de 0,57%, acima da taxa de 0,35% de setembro.

Desde agosto, a inflação sobe gradualmente, sem contar com altas moderadas de alimentos nem com a redução das tarifas de ônibus após os protestos.

O resultado de outubro ficou próximo ao estimado pelo mercado --entre 0,60% e 0,70%. Com a taxa de outubro, o IPCA acumulado em 12 meses ficou em 5,84%, abaixo do teto da meta do governo --de 6,5%.

De janeiro a outubro, o índice, balizador do sistema de metas de inflação do governo, somou uma alta de 4,38%.

Em outubro, as altas de destaque ficaram com alimentação (1,3%) --acima do 0,14% de setembro--, vestuário (1,13%) e artigos de residência (0,81%).

Nenhum grupo teve queda, mas os itens de transporte (0,17%) e habitação (0,56%) desaceleraram e, assim, impediram uma alta maior do IPCA em outubro.

Divulgado o índice de outubro, a grande expectativa agora é em relação ao reajuste da gasolina. Analistas esperam um aumento entre novembro e dezembro, da ordem de 6% nas refinarias da Petrobras --o que resultaria numa alta de cerca de 4% nos postos de combustível.

O reajuste, porém, precisa do aval do governo, que ainda enxerga focos de pressão inflacionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário