quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atentados alastram-se por Santa Catarina. Chegou a hora da reação.

SÓ HÁ UMA FORMA REALMENTE EFICIENTE DE ELIMINAR PRAGAS

Mais uma noite de vitória para o crime, e de derrota para a polícia e para o governo. Os atentados agora estão espalhados por várias cidades do estado.

Se de fato o comando das ações está instalado no presídio de "segurança máxima" de São Pedro de Alcântara, temos uma situação vergonhosa acontecendo. 

Em primeiro lugar, dentro dos presídios. É imposível que uma revista rigorosa nas celas, uma por uma,  não encontre os aparelhos celulares. Cortem completamente as visitas, oras. E se os líderes são conhecidos, por que não lhes aplicar uma carinhosa sessão de bordoadas toda vez que acontecer algo vinculado a eles aqui do lado de fora? Será que eles não mudariam de idéia? Covardes que são, alguém duvida que trocariam seus dentes na boca por alguns ônibus queimados? Quem desistiria primeiro? Existe medo de retaliação às famílias dos agentes? E por acaso os criminosos também não possuem família? Olho por olho, dente por dente.

Em segundo lugar, aqui do lado de fora das grades. Tem cabimento a polícia, dona legítima do uso da violência, ficar acuada em suas bases? Seus helicópteros, carros blindados e coletes a prova de balas não lhes garante uma boa margem de vantagem nessa disputa contra os galões de gasolina? Seu direito de portar armamento pesado - nada de balas de borracha e máquinas de choque - não lhes coloca em situação vantajosa em uma situação de fogo cruzado? Se falta efetivo para patrulhar as ruas e realizar buscas, não seria bem-vindo apoio das Forças Armadas?

Já passou da hora do governador Raimundo Colombo chamar a responsabilidade e avisar que o Santa Catarina não irá ceder ao crime organizado. Discrição política tem limites, governador. Honre o mandato que recebeu dos catarinenses.

E o Congresso Nacional? Enquanto nossos nobres parlamentares andam ocupados aprovando leis para reduzir sua própria semana de trabalho, será que não lhes sobraria algum tempinho para votar algo a favor da segurança e ordem do país que lhes paga os salários mais altos do planeta? Querem sugestões? Que tal reduzir a maioridade penal? Por que não obrigar a União a construir mais presídios e retirar de circulação os delinquentes? Se a pena de morte é um assunto complicado em nosso país, não seria tão complicado permitir que boa parte deles exterminem uns aos outros, ou partam dessa para melhor em consequência de suas próprias doenças. Fica aí minha sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário