quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Venezuela no Mercosul 3

Amanhã o Senado votará, primeiro na Comissão de Relações Exteriores e depois no Plenário, a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. Segundo o que noticia a imprensa, a tendência é pela aprovação. Enviei o seguinte e-mail a todos os senadores:

Prezado Senador(a),

Venho por meio deste, expressar meu descontentamento com a possível entrada da Venezuela no nosso bloco econômico. As informações sobre o país que nos chegam quase diariamente não são exatamente encorajadoras: estatizações e desapropriações de empresas privadas nacionais e estrangeiras; cerceamento da liberdade de imprensa através do fechamento de canais de TV e emissoras de rádio críticas ao governo; criminalização dos opositores políticos; manipulação do Poder Judiciário; criação de milícias armadas que funcionam como quadrilhas criminosas; repressão violenta às manifestações estudantis; flerte com nações hostis e tirânicas; apoio aos narcoguerrilheiros colombianos das FARC; e o total desrespeito à democracia e alternância de poder. Os resultados podem ser percebidos na decadência econômica e na falta de abastecimento de produtos básicos. É isso que queremos para nosso país? O Sr. Hugo Chavez certamente não seria um vizinho que eu convidaria para ser meu sócio em qualquer empreitada.
O Brasil e os outros membros do atual Mercosul só teriam a perder deixando um país liderado por um desequilibrado fazer parte do grupo. Estaríamos convidando um lunático para entrar e tomar conta do espaço, desestabilizando e gerando incertezas em relação ao futuro político e econômico da região. Ao invés de pressionarmos em direção de mais democracia, estaríamos oferecendo um prêmio por tudo o vem sendo feito naquele país.
Diz-se muito que seria injusto penalizar a Venezuela por causa de seu presidente. Creio que mais injusto ainda seria penalizar a população brasileira e dos demais países membros. Expus acima os motivos pelos quais julgo que Vossa Excelência deva votar contra o avanço ditatorial no continente, e mais importante que isso, votar a favor dos brasileiros que representa.

Atenciosamente,
Murilo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário