quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Transposição de votos

O assunto dessa semana é a caravana de Lula às obras da transposição do Rio São Francisco. Leva à tiracolo seus dois pré-candidatos à sucessão e uma equipe de mais de 60 profissionais da TV pública do Governo Federal. Para se ter uma idéia, para cobrir toda a Olimpíada de Pequim, a Rede Globo levou 120 profissionais para a China. Move-se este imenso aparato na tentativa de alavancar principalmente a popularidade da ministra Dilma Roussef, a favorita de Lula ao título de campeã em 2010. Ontem ela foi fotografada até pescando às margens do rio, ao lado de Lula e de um humilde pescador pego desprevinido pelo staff presidencial. Juro pra vocês que não é história de pescador. Trata-se da transposição de votos pretendida por Lula.

Ano que vem, bombardearão os telespectadores com essas imagens, assim como trechos selecionados dos discursos e solenidades, que na verdade tratam-se de comícios. Mostrarão Dilma dentro de seu alojamento nas obras, conversando com os peões e fiscalizando o andamento do PAC. Alguém duvida disso? Estão em plena campanha eleitoral, com a diferença de que ao invés de verbas do PT, tudo é produzido com o dinheiro de 190 milhões de otários, que assistirão maravilhados na TV a empulhação a que serão submetidos.

Que falta nos faz um Ministério Público apartidário, um jornalismo verdadeiramente crítico e uma oposição menos acanhada. Todos se acovardaram, e permitem que Lula voe sempre livre, leve e solto, ao arrepio da lei. Isso explica em parte a inexplicável popularidade dele nas pesquisas.

Um comentário:

  1. Não vai adiantar nada!! A Dilma não convence, nem com plástica melhorou sua simpatia..

    ResponderExcluir