domingo, 18 de outubro de 2009

Truco

Tenho o receio que mais uma vez a oposição jogue no lixo a oportunidade vencer as eleições e libertar o Brasil dessa corja que se adonou do país. O arsenal tucano inclui o candidato mais bem colocado nas pesquisas, governador do estado mais populoso da federação, São Paulo, e de quebra poderiam ter como vice o governador de Minas Gerais, dono de índices elevadíssimos de aprovação no segundo maior colégio eleitoral. Conspira a seu favor também o fato de seu parceiro preferencial, o DEM, já ter comunicado que abre mão da vaga de vice em favor da chapa Serra/Aécio. Bom demais para ser verdade... Seria o momento ideal para formalizarem a chapa, ganharem maior visibilidade nacional, e em função disso crescer nas pesquisas e atrair para sua órbita o apoio de outros partidos. Ao menos isso poderia criar alguma dificuldade para a formalização da entrada do PMDB na chapa governista. Com isso, retirariam do adversário minutos preciosos de tempo na TV e palanques importantes nos estados.


O PMDB já demonstrou que pode balançar em alguns estados, como é o caso de Santa Catarina, onde o governador Luíz Henrique já definiu que apoiará Serra caso este se candidate, e dará continuidade à coligação estadual PMDB/DEM/PSDB. O Deam Team catarinense seria uma chapa formada pelos 3 partidos: o tucano José Serra disputando a presidência, o peemedebista Luís Henrique brigando por uma das vagas no Senado, e o democrata Raimundo Colombo abrindo caminho para o governo do estado. Chapa imbatível e óbvia, ao meu ver.

Acredito que a briga ano que vem será duríssima, e que a candidata de Lula ainda tem muito o que crescer. Virão com uma propaganda fortíssima, à despeito da realidade. Terão muito espaço na TV e contarão com o principal cabo eleitoral do país. Pode-se afirmar que popularidade não se transfere, etc e tal, como aconteceu com a a candidatura de Marta Suplicy em São Paulo. Agarrada 24 horas por dia com Lula, levou uma surra nas eleições. Mas e o Kassab? Não foi eleito agarrado à popularidade do Serra? Portanto deveriam ter mais cautela e ir tratando de reforçar as muralhas para o combate anunciado. A turma do lado de lá não está brincando em serviço, e conseguiram ocupar todo o noticiário com suas promessas e profecias: transposição, olimpíadas, copa do mundo, um milhão de casas, etc. Mesmo que nada disso tenha de fato deixado o mundo da ficção, o apelo popular é forte e pode sim influenciar um eleitorado desatento e mal informado. Sem contar o filme sobre o Lula, que pretende fazer chorar muitos marmanjões acéfalos. Alguns capítulos bem interessantes da vida de Lula obviamente ficarão de fora das telas, mas ninguém se dará conta disso no escurinho do cinema. Resumindo: sem cartas na mão, o governo grita: Truco!


Voltando ao início do texto, que a oposição deixe de se comportar como como crianças mimadas e comprem a briga. Muitos brasileiros já compraram, mas não possuem quem os represente na batalha. Não é o momento de baixar as cartas. É hora de gritar: Seis, papudo!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com suas palavras. Ano que vem será realmente um ano revelador, poderemos ter certeza se temos políticos com "corrones" para realmente enfrentar a avalanche que será o PT em campanha.

    Queria deixar também registrado que acho os teus textos excelentes!!!! Criativo e muito inteligente.

    ResponderExcluir