quinta-feira, 3 de junho de 2010

Venezuela: estado policial

Este é o atual estado do país governado por Hugo Chavez, refém das vontades e mimos do ditador. E é bom que se lembre, apoiado pelos trouxas que o aplaudem aqui do Brasil, que adorariam implantar por aqui o mesmo modelo.

No UOL Notícias:

Venezuela cria organismo que poderá "limitar" difusão da informação

CARACAS, 3 Jun 2010 (AFP) -O governo da Venezuela decretou esta quarta-feira a criação de um centro de análise encarregado de "recompilar, processar e analisar" informações sobre "qualquer aspecto de interesse nacional" que poderá ser declarada "reservada" ou "classificada" para limitar sua difusão.

O Centro de Estudo Situacional da Nação (Cesna), órgão subordinado ao ministério do Interior, "será o encarregado de recompilar, processar e analisar de forma permanente a informação (...) sobre qualquer aspecto de interesse nacional, com o objetivo de prover de apoio analítico-informativo o Executivo Nacional", diz o decreto publicado na edição de quarta-feira da Gazeta Oficial.

Entre suas funções, o Cesna "poderá declarar de caráter reservada, classificada ou de divulgação limitada qualquer informação, fato ou circunstância, que no cumprimento de suas funções tenha conhecimento", acrescenta o texto, sem anunciar que áreas abarcaria.

O organismo é criado como parte da corresponsabilidade do "Estado e da sociedade" nas "matérias de segurança e defesa integral da nação".

O governo da Venezuela não divulga há meses cifras oficiais sobre vários aspectos, mas principalmente em questões como insegurança e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário