quarta-feira, 16 de junho de 2010

Copa 2

Juro que durante o jogo ontem, pensei comigo mesmo: como é que um país miserável e repressivo como a Coréia do Norte consegue enviar torcedores à África do Sul? A população coreana, além de não ter nem o que comer, não tem permissão para sair do país, como é habitual nos regimes comunistas. Hoje encontrei a explicação para minha dúvida.

No UOL:

Torcedores da Coreia do Norte no jogo contra o Brasil eram atores chineses

O colorido grupo de torcedores que apoiou a Coreia do Norte com bandeiras e vestuários durante a derrota para o Brasil por 2 a 1, na última terça-feira, era formado por atores chineses, revelou nesta quarta a imprensa da China.

O Comitê de Esportes da Coreia do Norte contratou os ‘voluntários’ através da empresa China Sports Management Group e distribuiu mil entradas para que eles animassem a seleção durante o Mundial da África do Sul.

São poucos os norte-coreanos que têm condições de viajar à África para acompanhar a Copa, por conta do alto custo e da dificuldade de obter visto para deixar o país, que vive sob um regime político fechado.

Segundo os jornais chineses, não foi a parte financeira que pesou para os atores assumirem o papel de torcedores da Coreia do Norte. Como a China está fora da Copa, os aficcionados demonstram seu apoio aos vizinhos do continente – mais para as duas Coreias e menos para o Japão, um rival histórico.

Em uma pesquisa promovida pela televisão estatal CCTV para medir a preferência da população no Mundial de 2010, a Coreia do Norte figura entre os escolhidos dos telespectadores, junto com Brasil, Argentina e Espanha.

Um comentário:

  1. gostaria de ler uma matéria sobre a Africa do Sul racista,as emissoras tem sido muito tenues com esse assunto,nada mudou...tenho uma matéria do Estadão sobre isso,se quiser me mande email
    lucascantino@hotmail.com

    ResponderExcluir