segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa 4: Seleção brasileira e crise existencial


Assisti a vitória do Brasil sobre o Chile, como todos vocês. Vencemos. Três a zero. Ponto. Fecha parágrafo.

Agora desembucho. Não consigo me conformar com o futebol destes indivíduos que tem a petulância de vestir a camisa canarinho. Esta camisa amarela que já foi usada por gente como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo e Ronaldinho, e que desperta verdadeiro pavor em qualquer seleção do mundo. Esta mesma camisa que estou vestindo enquanto escrevo estas palavras. Vestí-la e entrar em campo deveria ser uma honra oferecida a poucos mortais. Somente aqueles com ou muito talento ou muita raça deveriam ter esta oportunidade. Na partida de hoje, somente um nome, dos onze que vi em campo, me pareceu apto a sair do vestiário dentro dela: Lúcio, um zagueiro. Não deixa de ser uma infeliz constatação, num país que já foi conhecido como o maior representante do futebol-arte, onde nas mais corriqueiras peladas nos campinhos de várzea, podemos assistir dribles fenomenais e verdadeiros gols de placa.

Me digam com sinceridade, alguém viu um único drible no jogo de hoje? Temos algum jogador que possamos chamar de matador? Onde foram parar nosso meias, aqueles que recebiam a bola da defesa e coordenavam a jogada até os pés de nossos mortais centroavantes? Onde estão aqueles jogadores maravilhosamente irresponsáveis, capazes de entortar três ou quatro adversários, pelo puro prazer de conduzir a redondinha? Isso faz parte do passado? Não existe mais? É claro que existe! Existe sim, nos campos Brasil afora, de norte a sul do país. Ainda existe nos pés de muita gente que o Dunga preferiu afastar de seus bons e obedientes garotos, que nunca vão dormir sem rezar e escovar os dentes, por prudência. Não pegaria bem, na opinião dele, um Ganso ou um Ronaldinho Gaúcho dar o mau exemplo de mostrar alguma alegria e individualidade perante seus companheiros. O Robinho, para jogar nesse time, teve que aprender a se comportar e a jogar como, sei lá, um frio escandinavo.

Podemos ser campeões jogando assim? Podemos. A questão que me atormenta é que não tenho certeza se quero isso. Não sei se me sentirei bem reafirmando a hegemonia brasileira nesse esporte bretão, mas ao mesmo tempo sepultando aquilo que nos tornou possivelmente os maiores adoradores e certamente os melhores executores do futebol mundial: o talento individual. Luís Fabiano? Kleberson? Maicon? É tudo uma imensa e péssima piada. O único futebol decente jogado nesta copa, na minha modesta e primitiva opinião , foi o de nossos vizinhos e arqui-rivais argentinos. Dá gosto de ver a gana com que eles perseguem a vitória. Mais que o astro Messi, me encanta o jogo do Tevez. Raçudo e insistente, não desperdiça uma jogada, e quando lhe dão espaço, mostra muita habilidade com a bola. Não temos ninguém à altura dele no nosso time (e olha que ele é baixinho...). Isso é fato.

Sim, é bem possível que se formos campeões, eu saia feito um louco berrando e buzinando pelas ruas, na embriagada companhia de outros duzentos milhões de brasileiros. Mas o futebol estará um pouco menor do que já foi.

Dunga burro!!!! Pronto, falei.

4 comentários:

  1. dunga burro mesmo!
    nem tu nem ninguém gosta de ver essa seleçao jogado, mas é inegável que ela é vitoriosa.
    agora, dizer que apenas o lucio merece vestir essa camisa é no mínimo muita hipérbole da tua parte.
    gilberto silva fez a sua melhor partida com a amarelinha hoje. Jogou Muito!
    Maicon é, simplesmente, o melhor lateral direito do mundo hoje. O mesmo vale pro goleiro Julio César.
    Sobre o Luis Fabiano, que outro centro-avante temos melhor que ele?!
    e aquele tal de Kaká, não joga nada também né?!
    Se o Messi é o melhor do mundo hoje, lembre-se que Kaká já recebeu esse prêmio, assim como outros jogadores que tu citou no teu post.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, vejo o jogo do Brasil, torcendo pela minha seleção, mas perdi aquele encanto ao qual fui acostumado, saudades da seleção de 2002... tenho 23 anos,
    hoje to virando alemão, pois isso que é futebol! se o Brasil for campeão ficarei feliz, mas vou ter um gosto amargo, que o mundo pode estar perdendo a arte do futebol, colocando no lugar um jogo burocrata e sem graça, apenas de estratégias! onde o que importa é o 1x0, sem brilho, mas vencer...é o que importa! eu quero ver o Brasil jogar como a Alemanha, como a Argentina, como várias outras seleções!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o futebol do resultado, do Dunga.
    Seremos campeões jogando assim, confesso que também não sou muito fã.

    ResponderExcluir
  4. Que o dunga é burro e nao merece estar no comando da seleção eu concordo. Mas que só o lucio merecia estar ali??? O juan é ruim? Daniel alves que jogou ontem é ruim? Kaka? Maicon? Que centro avante brasileiro é melhor que o Luis fabiano? O gordo do Adriano? Vai me dizer o Neymar agora? faça me o Favor. Se for campeao, que eu acredito que vá ser, tu vai ta na rua batendo no peito e gritando "é campeao". do mesmo jeito que se tivesse garrincha, ronaldo, ronaldinho, pelé, rivelino e romario jogando juntos.

    ResponderExcluir