domingo, 9 de maio de 2010

FHC: "Não descarto o Aécio vice"

Na Folha Online:

FHC diz que não descarta chapa Serra-Aécio

Uma das maiores lideranças políticas do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que ainda não descarta a possibilidade de os tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) fecharem uma chapa para concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. Todos os partidos têm até o dia 30 de junho para apresentar oficialmente os nomes que participarão da corrida eleitoral.

A declaração foi dada em entrevista a Kennedy Alencar, da Folha, no programa "É Notícia", transmitido pela Rede TV, que vai ao ar esta noite. "A grande virada do PSDB foi esse momento de unidade. Aécio tem um papel muito importante nisso e terá um papel importante nas negociações das coligações. Não descarto o Aécio vice", afirmou FHC.

Em dezembro do ano passado, o ex-governador de Minas Gerais anunciou que não concorreria à Presidência nessas eleições. Na época, Aécio e Serra disputavam dentro do PSDB quem encabeçaria a chapa do partido na corrida presidencial.

Mas no fim de 2009 o mineiro abriu mão da disputa, e disse que seria candidato ao Senado pelo seu estado, abrindo caminho para Serra. Desde então, Aécio nega que aceitará ser vice do tucano, embora pregue a unidade do partido e garanta apoio para que o ex-governador de São Paulo consiga a maioria dos votos no colégio eleitoral mineiro.

Durante a entrevista, Fernando Henrique disse ainda que sempre considerou o presidente Lula uma pessoa "excepcional", mas que a biografia dele não poderá ser transferida para a candidata do PT à sucessão, Dilma Rousseff. "A biografia do Lula não se transfere. O Lula é o Lula e tem uma história. Eu tenho outra, o Serra tem outra e a Dilma tem outra. Não há transferência de biografia", ressaltou.

O ex-presidente fez elogios a Serra, pré-candidato tucano. "O Serra tem luz própria. Para ele é mais fácil dizer 'eu sou capaz, eu já fiz, eu sou um líder'. A outra não tem como dizer que liderou. Não é uma crítica pessoal, mas ela nunca esteve à frente. Liderar na burocracia é diferente, porque você tem o apoio do presidente", explicou.

Ainda sobre a sucessão presidencial, Fernando Henrique disse que, na avaliação dele, a presença de Lula no palanque de Dilma Rousseff é prejudicial para a campanha da candidata petista. "Parece que sem ele ela não anda", avaliou.

Nesse caso, o ex e o atual presidente parecem discordar. Na última sexta-feira, Lula disse que Dilma Rousseff ainda não cresceu nas pesquisas de intenção de voto porque ele ainda não pediu votos para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário