quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Datafolha SC: Ângela lidera, Raimundo Colombo em 2°

Segundo o Datafolha, Ângela Amim lidera folgadamente a corrida pelo governo estadual, com 31% em um cenário e 29% em outro. Raimundo Colombo fica em segundo lugar nos dois casos. Acredito que nenhum desses cenários é verídico, visto que em cada um aparece um companheiro de Colombo da chamada Tríplice Aliança (PMDB/PSDB/DEM). Creio que deveriam ter testado os números de uma disputa com Colombo, mas sem Pavan, envolvido em denúncias de corrupção, e Eduardo Pinho Moreira, do partido do atual governador e provável candidato ao senado Luiz Henrique (PMDB). Ainda que pouca coisa, os números de Colombo seriam melhores. De qualquer forma, se a aliança entre os 3 partidos for mantida, a tendência é o crescimento do candidato do DEM, pois será dono de uma expressiva parcela do tempo de propaganda na TV. Torço por isso.

Quanto à Ângela, que fez uma boa administração na prefeitura de Florianópolis, e em quem já votei, perdeu minha admiração quando em 2002, ao lado de seu marido Esperidião Amim, apoiou Lula na disputa presidencial. Para quem não é daqui, explico: em Santa Catarina, o PT sempre foi opositor do PP, que invariavelmente chamavam de oligarquia da família Amim. No entanto, por puro oportunismo, o Sr. e a Sra. Amim ignoraram seu passado, e principalmente o seu eleitorado quando desfilaram pelas ruas de Florianópolis com adesivos do Lula colados e sua roupa. Ali terminou para mim. Depois disso, ainda veio a atuação de Ângela na Câmara dos Deputados, votando sempre junto com o Governo, inclusive a favor da extinta CPMF. Jogaram seu histórico no lixo, e isso talvez explique parte das recentes derrotas de Esperidião tanto ao governo estadual quanto à prefeitura de Florianópolis. Derrotas merecidíssimas.

Ideli Salvatti, do PT, em terceiro lugar é por enquanto uma boa notícia, ainda que seja cedo demais para comemorar. Espero que os catarinenses mantenham o estado livre do PT, que nunca conseguiu fincar sua bandeira no Palácio da Agronômica. Assim como também espero que nossos vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul façam sua parte. No Paraná, seria excelente uma vitória de Álvaro Dias, excelente senador, ou Beto Richa, atual prefeito de Curitiba, ambos do PSDB e líderes nas pesquisas. No Rio Grande do Sul, tudo indica que a disputa será apertada entre Fogaça (PMDB) e Tarso Genro (PT). De qualquer forma, José Serra terá bons palanques nos três estados. Conseguirá o sul do Brasil manter-se desinfectado? Aguardemos os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário