sábado, 6 de outubro de 2012

Ibope: os últimos números de Florianópolis

 

Os números da nova pesquisa Ibope sobre a disputa em Florianópolis

Cesar Souza Junior (PSD) consolidado na liderança e uma disputa entre Angela Albino (PC do B) e Gean Loureiro (PMDB) pelos votos dos eleitores indecisos para carimbar o passaporte para o segundo turno. Às vésperas das eleições municipais, 10% dos eleitores afirmam ainda não saber em que votar.

Esse é o cenário apresentado pelo Ibope, na terceira e última pesquisa contratada pelo Grupo RBS para o primeiro turno das eleições em Florianópolis. Considerando os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, o candidato Cesar Junior aparece com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Angela Albino, com 28%, tecnicamente empatada com Gean Loureiro (PMDB), que tem 24%. Nessa rodada, o candidato Elson Pereira (PSOL) alcança 6% dos votos válidos. Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL) têm 1% cada.

A margem de erro da pesquisa Ibope é de quatro pontos percentuais, para cima ou para baixo. A divulgação dos resultados oficiais do TRE é feita com base nos votos válidos. Na pesquisa estimulada, que inclui brancos, nulos e indecisos, Cesar Junior aparece contra 34%, contra 33% da pesquisa anterior, divulgada no dia 26 de setembro. Angela Albino tinha 27% e agora está com 23%, empatando com Gean, que subiu de 18% para 20%. Elson Pereira se descolou do segundo pelotão de candidatos, passando de 1% para 5%. Gilmar e Janaína mantiveram o indíce de 1%.

Brancos e nulos somam 6%, enquanto 10% dos eleitores pesquisados afirmam ainda estar indecisos. De acordo com o Ibope, os três principais candidatos de Florianópolis têm níveis semelhantes de rejeição. Gean Loureiro aparece na frente, com 21%, seguido de perto por Cesar Junior e Angela Albino, que têm 20% de rejeição cada um. Nesse quesito, Janaína Deitos tem 15%, Gilmar Salgado aparece com 13% e Elson Pereira registra o menor percentual: 11%.

O Ibope também fez simulações de segundo turno entre os três principais candidatos. Cesar Junior seria eleito prefeito nos dois cenários em que aparece: 43% a 34% contra Angela Albino e 43% a 31% contra Gean Loureiro. Em uma disputa envolvendo Angela e Gean, a candidata do PC do B venceria por 42% a 34%. A pesquisa Ibope foi realizada entre 3 e 4 de outubro, período em que foram entrevistados 805 eleitores. 


FICHA TÉCNICA
Contratante: Grupo RBS
Mostra: 805 pessoas
Período: de 3 a 4 de outubro de 2012
Margem de erro: três pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Registro: protocolo no SC-000648/2012, no TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário