quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Brasil que você não verá na propaganda

Assisto sempre que posso ao Horário Eleitoral Gratuito. Os programas tanto da candidata do governo quanto do candidato da oposição mostram um quadro muito positivo do país, em que tudo está indo muito bem, e basta ao próximo presidente continuar o que já vem sendo feito, com pequenas e raras adequações. Vivemos em uma espécie de Suécia dos trópicos, com a grande vantagem de sermos ainda bons de bola e de rebolado.

Será que é isso mesmo? Prestemos mais atenção aos fatos, e deixemos um pouco de lado a propaganda da exaltação nacional. Vamos por partes:

Saúde:
Como anda o atendimento médico no SUS? Quanto tempo levamos para realizar uma cirurgia após termos conseguido heroicamente agendado uma consulta? Pelo que sei, alguns bons meses.
Qual foi o desempenho do governo no combate à Gripe Suína? Simplesmente fomos o país com o maior número de mortes em todo o planeta Terra.
A Dengue, como anda? Verão após verão batemos recordes de infectados Não custa lembrar que na oposição, O PT demonizou o então ministro da Saúde do governo FHC, tachando-o de "ministro da dengue". Era de se supor que no governo, o PT soubesse como tratar do assunto. Ou será que não?

Educação:
Estamos entre os últimos lugares do mundo no desempenho dos alunos. Nossos estudantes mal sabem ler e escrever. Interpretar um texto para eles é uma missão quase impossível. Muitos de nossos professores estão mais interessados em fazer a apologia de regimes falidos do que ensinar alguma coisa que preste dentro da sala de aula. Nosso presidente gaba-se de não ter estudado, dando seu vergonhoso exemplo como modelo para a população.

Segurança:
Produzimos sem muito esforço mais mortes violentas por dia que qualquer guerra da atualidade. Isso é fato. Nossos criminosos já derrubam até helicópteros militares. Coisa de filme. Chacinas, tiroteios e sequestros tornaram se banais. Não assustam mais ninguém. A impunidade reina absoluta, incentivando cada vez mais os jovens a seguir carreira no crime. O crack é hoje consumido sem qualquer cerimônia nas ruas das cidades, com a mesma naturalidade que se chupa um picolé. Mas nem pense em dar uma palmada corretiva em seu filho. O Estado é quem sabe o que é bom para ele.

Infra-Estrutura;
Estradas que parecem que foram bombardeadas. Apagão elétrico. Aeroportos travados. Saneamento básico semelhante ao da Idade Média. Portos paralisados. A produção nacional lutando inutilmente para chegar ao mercados com preços competitivos. Milhares de pessoas perdendo suas vidas em acidentes que poderiam ser evitados. Inaugurações de obras fictícias. Sem cumprir a mínima parte das metas anunciadas do PAC, lançam o PAC 2. E ainda pretendemos realizar uma Copa do Mundo...

Política Externa:
Talvez o campo em que colecionamos o maior número de vexames. Defendemos ditadores onde quer que eles estejam. Devolvemos ao cárcere natal aqueles que ingenuamente buscaram asilo político por aqui, como os boxeadores cubanos que desertaram durante o Pan. Cuba, Venezuela e Irã são nossos parceiros preferenciais na política. Em Honduras, lutamos para que sua população continuasse submetida a um violador da constituição do país. Importantes figuras do governo seguem agindo em conluio com os narcoterroristas das FARC. Nosso presidente comparou a criminosos aqueles que deram sua vida em defesa da liberdade e da democracia. Fingimos não acreditar nas intenções nucleares do lunático Ahmadinejad, somente para fazer birra com os EUA. Neste campo, felizmente não somos levados a sério por ninguém.

Economia:
Maiores juros reais do mundo. Crescimento econômico pífio em relação aos demais emergentes. Uma das maiores desigualdades sociais do planeta. Carga tributária absurdamente alta em troca de serviços públicos abomináveis. Endividamento público crescente. Preço dos combustíveis elevadíssimo com o nobre propósito de sustentar as milhares de boquinhas da companheirada na Petrobrás, à despeito do preço internacional do petróleo ter desabado nos últimos anos. Agronegócio refém dos saqueadores do MST. Indústria perdendo participação no PIB.

Política e Corrupção:
Mensalão. Dólar na cueca. Sarney, Collor, Renan e Zé Dirceu dando as cartas. Partidos à venda. Deputada dançando em comemoração à impunidade para seus colegas de partido. Uso descarado da máquina pública para beneficiar aliados. Dossiês pra lá e para cá para perseguir adversários políticos do governo. Imprensa e liberdade de expressão sob constante ataque. Um presidente que nunca viu e nunca soube de nada.

E aí? Em qual Brasil você vive? No da propaganda ou neste que está descrito no texto? Está na hora de acordar, meus amigos. Não sigam o rebanho rumo ao precipício.

3 comentários:

  1. Muito bem escrito. Murilo, o que fazer? Falar ao povo sobre dossie? Eles nao sabem o que é isso. O Lula quer o povo burro, ganhando ajudas sociais em troca de questionamentos. Vão se passar muitos anos ainda para este povo entender.

    ResponderExcluir
  2. Excelentíssimo post! Não tem o que tirar, simplesmente a verdade nua e crua!

    ResponderExcluir
  3. Pensei que eu tivesse tendo um visão embaçada da realidade do Brasil... todo mundo fala que tudo está tão bom, que nunca na história deste país...será que eu estou no país errado?

    ResponderExcluir