terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Folia no céu

Faleceu ontem à noite o músico brasileiro Pena Branca. Presto aqui minha homenagem a um dos integrantes da dupla caipira mais afinada que já conheci. Violeiro, compositor e cantador, com mais de 50 anos de carreira, formou com seu irmão, também já falecido, a dupla Pena Branca e Xavantinho. Após a morte de Xavantinho, Pena Branca iniciou sua carreira solo e participou de algumas excelentes parcerias, entre as quais com o Renato Teixeira.

Deixará um enorme vácuo na música regional brasileira. Deixou como presente para nós seu repertório, com algumas das gravações mais belas que já escutei e que ainda estou conhecendo. Para quem já o conhecia e admirava, compartilho meu lamento. Para quem não conhecia, está na hora de conhecer. Vejam no vídeo abaixo um trecho de um programa onde falam um pouco sobre o início da dupla e cantam uma de suas primeiras músicas.




2 comentários:

  1. Belo post Murilo.
    Em tempos de sertanejos classes As, sertanejos universitários e descornados afins, ouvir uma das músicas que meu pai cantava para seus quatro filhos nas noites em que ainda não havia televisão em casa, me traz uma doce nostalgia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Esquadrão. Talvez um dia meus filhos também lembrem dessa música. De bisavô para bisneto, as coisas boas permanecem.

    ResponderExcluir