quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Patético

Acho que não tem mais jeito. Internem esse panaca e seus bajuladores num hospício. Acha pouco todas as desgraças e vergonhas a que submeteu o povo venezuelano.

Na Folha Online:

Chávez quer governar mais 11 anos e prevê 1.800 anos de governo revolucionário

O presidente venezuelano Hugo Chávez, que comemorou nesta terça-feira o décimo primeiro aniversário de sua posse, em meio a frequentes protestos, anunciou que, "se o povo quiser", está disposto a governar por mais onze anos para garantir as conquistas de seu projeto socialista.

"Tenho 55 anos e 11 anos como presidente. Nos próximos 11 anos, prometo cuidar de mim um pouco mais e, se vocês quiserem, dentro de 11 anos terei 66 anos, se Deus quiser, 22 como presidente", declarou Chávez a membros de seu governo e a outras centenas de pessoas em um teatro de Caracas. Ele disse no entanto, que não espera governar um terceiro período de 11 anos pois considera "demasiado" ficar 33 anos no poder.

Pouco depois, Chávez afirmou que a "revolução bolivariana" se estenderá por 900 anos, para que seu país "se vingue" pelos últimos 90 anos do século 20 em que "os oligarcas" governaram apoiados pelo "império ianque".

"Restam 900 anos. Burgueses, continuem resistindo porque restam 900 anos, nada mais", acrescentou. "Depois de 900 virão mais 900, mas os oligarcas nunca mais voltarão a governar a Venezuela, nunca mais os ianques voltarão a governar a Venezuela", insistiu.

Chávez, cujo segundo mandato terminará em 2012, já anunciou que pretende ser candidato para um terceiro, depois que uma emenda à Constituição abriu, em fevereiro de 2009, as portas para que se candidate a novo período de governo.

Diante de uma onda de protestos contra o racionamento de energia e medidas do governo contra empresas de comunicação, Chávez que a oposição será derrotada por "maioria esmagadora" nas próximas eleições parlamentares de setembro, e convocou o povo "à ofensiva em todos os lugares".

"Vamos ganhar a Assembleia Nacional [Parlamento] no dia 26 de setembro com maioria esmagadora. Vamos derrotar os golpistas, os fascistas na rua", disse Chávez mencionando a oposição que, segundo ele, tenta derrotá-lo, refazendo o golpe de Estado que em 2002 o tirou do poder por dois dias.

"Chamo vocês às ruas, o povo à rua. A rua é do povo revolucionário; não da oligarquia, nem dos filhos da oligarquia, dos fascistas vendedores da pátria", acrescentou o presidente.

Estudantes universitários protagonizaram manifestações nos últimos dias em protesto contra a saída do ar do canal a cabo RCTV Internacional e contra a deficiência dos serviços de abastecimento de água e eletricidade.

Apoiadores de Chávez também foram às ruas, e pelo menos duas pessoas morreram em manifestações, enquanto dezenas foram detidas ou feridas.

O presidente chama as manifestações de "desestabilizadoras", no momento em que o país também sofre com os efeitos da crise financeira internacional e a queda do preço do petróleo, que levaram o governo a desvalorizar a moeda venezuelana no mês passado. Altos membros do governo deixaram os cargos nas últimas semanas, incluindo o vice-presidente Ramón Carrizales, que também renunciou à chefia do Ministério da Defesa.

"Vamos ao ataque, ao ataque, ao ataque, à ofensiva por todos os lugares", acrescentou para seus seguidores reunidos em um teatro de Caracas.

No próximo dia 26 de setembro a Venezuela realizará eleições para renovar a Assembleia Nacional, atualmente dominada pelo governo. E em 2012 serão realizados comícios presidenciais, onde Chávez espera conseguir um terceiro mandato graças a uma reforma constitucional de 2009, que permite reeleições ilimitadas para todos os cargos.

"Nosso governo ainda é uma criança, é uma criança ainda", disse o presidente.

Um comentário:

  1. Esse canalha aí, amigo do Lula, ronca alto para assustar o povo que está indo às ruas protestar. Em vão. Amanhã, quinta-feira, representantes de diversos setores da sociedade seguem protestando.
    1, 2, 3 CHAVEZ TA PONCHÃO!

    ResponderExcluir