sábado, 2 de janeiro de 2010

Uribe prepara Reveillon com fogos para as FARC !!!

Como diria o saudoso Alborghetti, estes foram sentar no colo do capeta! Na Folha Online:

Ataque a acampamento das Farc mata ao menos 18 rebeldes, diz Exército

Pelo menos 18 guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) morreram nesta sexta-feira durante um bombardeio lançado pela Força Aérea e pelo Exército colombiano contra um acampamento rebelde nos Llanos Orientales (centro-oeste do país), informaram fontes oficiais, horas depois que um ataque atribuído à guerrilha matou uma adolescente e um soldado no sul do país.

Apesar de uma fonte militar ter dito à agência de notícias Efe que a informação disponível por enquanto "é fragmentada", correspondentes de emissoras locais afirmam que na ação ficaram feridos vários rebeldes da guerrilha, e outros 13 membros das Farc foram capturados.

O acampamento, da frente 43 da guerrilha, estava situado em zona rural do município de Vistahermosa, no Departamento (Estado) de Meta (centro-oeste), onde chegaram aviões da Força Aérea Colombiana soldados da chamada Força Conjunta de Tarefa Ômega das Forças Militares do Exército Colombiano, por terra.

Há meses é realizada uma intensa perseguição aos rebeldes do "Bloco Oriental" das Farc, o que causou pelo menos cinquenta baixas em outros bombardeios e combates.

Aparentemente a ação militar surpreendeu os guerrilheiros, que celebravam o Ano Novo, embora muitos tenham conseguido fugir. Agora são perseguidos pelas tropas de terra.

Segundo o jornal colombiano "El Tiempo", as ações fazem parte de um esforço para localizar os responsáveis pela morte do governador de Caquetá, Francisco Luis Cuellar, sequestrado e morto em 22 de dezembro.

Segundo um comunicado das Forças Armadas, também foram encontradas 25 armas, material bélico, explosivos e informação para a inteligência militar.

Durante o Réveillon, uma menina de 14 anos e um soldado morreram e quatro pessoas ficaram feridas quando supostos rebeldes dispararam contra um grupo de militares e civis no Departamento de Huila, no sul da Colômbia, em um ataque atribuído às Farc pelas autoridades.

Um comando Farc disparou "indiscriminadamente" contra um grupo de soldados patrulhando a área, disse um porta-voz do Exército, que disse que a adolescente foi encontrada morto perto do local, onde comemorava a virada de ano. Quatro pessoas ficaram feridas.

Após o ataque, os rebeldes se misturaram com a população civil e fugiram, mas são procurados por tropas do Exército, disse o general William Henry Torres, comandante da 9ª Brigada do Exército.

As Farc, que contam com um número de combatentes entre entre 6.000 e dez mil pessoas, é o grupo guerrilheiro mais antigo e mais ativo na Colômbia, com 45 anos de luta armada.

3 comentários:

  1. ISSO DEVERIA SER FEITO AQUI NA TERRINHA CONTRA AS FARB(LEIA-SE MST)

    ResponderExcluir
  2. Fuerca Uribe!
    Quem dera um dia alguem civilizado e sem medo de cabresto tome iniciativas parecidas contra nossa farc, digo, MST

    ResponderExcluir
  3. Ihhh, devem ter morrido alguns instrutores de luta armada do PT nesse ataque. O exercito petista teve perdas...

    ResponderExcluir