segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Esquenta a competição entre as cervejarias. Melhor para nós.

Na Veja:

Cervejas: Heineken compra Femsa por 5,3 bi de euros



Em crescimento: marca holandesa deve crescer nos mercados brasileiro e mexicano (Foto: Reuters)

A cervejaria holandesa Heineken informou nesta segunda-feira que vai comprar as operações da Fomento Económico Mexicano SAB de CV, ou Femsa, por meio de uma transação totalmente em ações avaliada em 5,3 bilhões de euros (7,7 bilhões de dólares). "Essa é uma decisão importante para a Heineken, que vai transformar nosso futuro nas Américas", disse o executivo-chefe da Heineken, Jean François van Boxmeer.

As ações da companhia subiam 4% em Amsterdã. Como resultado da transação, a Femsa manterá uma fatia econômica de 20% na Heineken Group, com 12,5% da Heineken NV e 14,9% da Heineken Holding. Além disso, a Femsa terá o direito de apontar dois representantes não executivos para o conselho supervisor da Heineken e um desses representantes será escolhido para o conselho de diretores da Heineken Holding.

A cervejaria holandesa estima que as sinergias de custo anuais chegarão a 150 milhões de euros e espera concluir a transação no segundo trimestre deste ano. No comunicado anunciando a compra, a Heineken destacou que o acordo dá ao grupo "a oportunidade de construir valor no Brasil, o segundo mercado mais lucrativo em cerveja do mundo".

Além disso, a compra da Femsa, segundo a Heineken, oferece espaço para acelerar significativamente a expansão da marca holandesa nos mercados brasileiro e mexicano. O portfólio de marcas da Femsa no Brasil inclui Kaiser, Summer Draft, Bavaria, Xingu e Sol. O grupo também importa do México a Dos Equis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário