quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Queda do Muro de Berlim: 20 anos depois

Em novembro de 1989 caía o muro que dividia a cidade em Berlim Oriental, comunista, e Berlim Ocidental, capitalista. Foi erguido com a finalidade de impedir o êxodo de alemães orientais para o lado ocidental. Sua queda tornou-se o maior símbolo do colapso do comunismo. Pouco tempo depois, chegava também ao fim a União Soviética.

Fotos e legendas do UOL:

Foto de 22 de agosto de 1961 mostra trabalhadores colocando cacos de vidro no topo do muro de Berlim em frente a igreja na Bernauer Strasse. O objetivo era dificultar fugas de alemães orientais para o lado ocidental.


Soldado da RDA salta barricada e pula para o lado ocidental dois dias após o início da construção do Muro de Berlim, em agosto de 1961.

Guardas da fronteira carregam Peter Fechter, um cidadão da Alemanha Oriental, que tentava pular o muro de Berlim para o lado oeste em 17 de agosto de 1962. Ele foi morto a tiros no local.


Homem desfere marteladas no muro dias depois da abertura da fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, em 1989.


Berlinenses tomam o muro na noite de 9 de novembro de 1989, após um anúncio do governo da Alemanha Oriental de que todos os cidadãos "eram livres para viajar".

Vinte anos depois, um muro mental permanece vivo na cabeça de muita gente aqui no sul do mundo, que se recusa a enxergar a vergonhosa violência contra a humanidade e a inquestionável inviabilidade do sistema econômico representadas pelo Socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário