sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Desta vez a Globo tocou no ponto certo

Um trechinho da reportagem do Jornal Nacional desta quinta-feira:

"Opositores de Zelaya dizem que ele queria mudar a Constituição para se reeleger. Governantes que proponham a reeleição deve perder o mandato de forma imediata e se tornar inelegível por 10 anos.
Desde o dia da deposição de Zelaya, o governo que assumiu o poder em Honduras tem dito que a ação foi baseada na Constituição do país, que proíbe qualquer tentativa de reeleição pelo presidente. Em Buenos Aires, o correspondente Carlos de Lannoy ouviu cientistas políticos sobre essa questão.

A crise política em Honduras começou quando o presidente Manuel Zelaya tentou fazer uma consulta popular para permitir a convocação de uma Assembléia Constituinte. Por duas vezes, a Justiça considerou ilegal essa consulta.

Opositores de Zelaya dizem que ele queria mudar a Constituição do país para tentar se reeleger. Isso porque a Constituição hondurenha estabelece que o período presidencial é de quatro anos, sem direito à reeleição. O artigo 239 prevê que qualquer governante que faça uma proposta de reformar a Constituição para tentar se reeleger deve perder o mandato de forma imediata e se ficar inelegível por 10 anos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário