quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BR-101: Incompetência de Dilma seguirá causando mortes e prejuízos a Santa Catarina até 2017!


Iniciada em 2006 com promessa de conclusão em 2008 por Lula, a obra da duplicação da BR-101 em Santa Catarina não não será concluída antes de 2017, nada menos que onze anos após seu início. Em agosto de 2010, em sua campanha à presidência, Dilma afirmou o seguinte sobre a obra:

"Considero factível resolver este problema. E digo mais: é impossível não acabar esta obra."

Pois eis que ela conseguiu o impossível. Leiam o que nos informa o G1:


Fiesc diz que duplicação da BR-101 em SC só será concluída em 2017
Sul deixou de gerar, até dezembro de 2012, equivalente a R$ 32,7 bilhões. Estudo técnico foi apresentado em coletiva na tarde desta quinta-feira (1º).

Um estudo técnico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) prevê que as obras de duplicação da BR-101 no estado devem ser finalizadas em 2017. Os primeiros contratos foram feitos em 2004 com previsão de término de execução das obras até o início de 2010. Conforme o estudo, a região Sul deixou de gerar, até dezembro do ano passado, riquezas equivalentes a R$ 32,7 bilhões. Os números foram apresentados em coletiva na tarde desta quinta-feira (1º). 

Os pontos considerados como gargalos para a economia catarinense, que ainda não foram duplicados, são o Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, a travessia urbana de Laguna, o Morro do Formigão e o contorno de Araranguá, no Sul do estado. Juntos, esses pontos respondem por cerca de 20 km, o que equivale a 8,6% do total das obras. O total estimado dos investimentos chega a quase R$ 1,2 milhão, valor que representa 64% do total investido até agora.

As obras no Morro dos Cavalos, por exemplo, sequer foram iniciadas. De acordo com o projeto, serão construídos um túnel duplo com extensão aproximada de 1.360 metros, viaduto duplo com 280 metros de comprimento e 13,75 metros de largura, mais obras de contenção da encosta. O custo estimado é de R$ 650 milhões, com prazo de execução de aproximadamente três anos. 

As obras de duplicação da travessia urbana de Laguna terão implantação de ruas laterais e construção de dois viadutos duplos. O prazo contratual dos serviços é de 510 dias consecutivos, contados a partir de abril deste ano. Já a transposição do Morro do Formigão compõe um túnel com extensão de 900 metros. A obra foi contratada em dezembro de 2012, com prazo de execução de 720 dias, após a emissão da ordem de serviço.

A única obra que está dentro do prazo, segundo o documento, é o contorno de Araranguá. A conclusão estava prevista para dezembro de 2012, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), mas o recente prognóstico do órgão fixou o término dos trabalhos para o fim deste ano. 

O estudo apresenta ainda dados estatísticos registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre janeiro de 2012 e abril de 2013 com o número de acidentes nos quatro pontos considerados gargalos da rodovia em Santa Catarina. Ao todo, ocorreram 2.814 acidentes, com 81 mortes. O maior número de registros estão no contorno de Araranguá: 889 acidentes, com 27 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário