domingo, 13 de outubro de 2013

Algumas impressões sobre a última pesquisa Datafolha

Vejam os principais números da pesquisa e logo abaixo algumas considerações:

  1. Dilma deve estar preocupada. Sem sair da TV desde o mandato do Lula, os números mostram que sua vitória no primeiro turno seria muito difícil, mesmo sem Marina no páreo. Aécio e Campos vem apresentando crescimento, mesmo que lentamente. Ainda desconhecidos de boa parte do eleitorado, podem ainda crescer bastante.
  2. Serra perde força na disputa com Aécio Neves na disputa pela vaga do PSDB. Com números bastante próximos nos diversos cenários, Serra tem contra si o fato de apresentar a maior rejeição entre todos os candidatos, além de ser conhecido pela quase totalidade dos eleitores. Isto indica sem dúvidas que possui um potencial de crescimento menor que Aécio. Apesar disso, poderia ter um papel bastante importante como puxador de votos, seja como candidato a uma vaga no Congresso ou mesmo numa improvável composição como vice do Aécio.
  3. Campos tem hoje cerca de metade dos votos de Marina. Caso não haja transferência significativa até a proximidade das eleições, Marina será a cabeça de chapa.
  4. Ainda é muito cedo para qualquer avaliação para 2014 e muita coisa mudará até lá. No momento,  Dilma está empacada, mesmo com toda e exposição recente (Ratinho, twitter, espionagem). Terá no ano que vem um tempo enorme de TV, uma campanha bem produzida e indiscutivelmente é a favorita à vitória. Mas aguardemos. Teremos ainda pela frente a Copa do Mundo, prisão dos mensaleiros, escolha do vice do Aécio, novos escândalos e cenário econômico imprevisível.
Vamos trabalhar com cada vez mais determinação e confiança. Podemos ter boas surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário