terça-feira, 2 de março de 2010

Carta aberta à Aécio Neves

Prezado governador Aécio,

É com grande expectativa que aguardo sua posição final à respeito de sua candidatura na chapa que disputará a Presidência da República, representendo os partidos da oposição. A imprensa divulga diariamente boatos, comentários vindos das mais diversas fontes, declarações suas, de seus aliados e de seus adversários. A pergunta que não quer calar é esta: Aécio topará compor uma chapa junto com o governador de São Paulo, José Serra?

À despeito de suas negativas, quero acreditar que trata-se de estratégia política, e não uma recusa final à vaga de vice. Entendo que sua candidatura ao senado por Minas Gerais seria apenas uma formalidade, já que sua eleição seria certa. Entendo também os riscos de derrota em uma disputa contra a máquina de governo petista. É aquela velha máxima de não trocar o certo pelo duvidoso, que certamente deve pesar em sua decisão. Mas entendo também que os verdadeiros líderes muitas vezes precisam abrir mão de posições cômodas e enfrentar os desafios quando estes surgem no horizonte. O que aconteceria se Churchill não tivesse resistido aos nazistas num momento em que a derrota era dada como certa?

O momento que vivemos hoje é um daqueles que são capazes de alterar os rumos a curto e longo prazo da jovem democracia brasileira. Esta mesma democracia pela qual tanto batalhou seu avô Tancredo Neves. Nosso atual governo vem dando reiteradas amostras do pouco apreço que possui pelos valores democráticos e por suas instituições. Tentou comprar o Legislativo. Tentou intimidar o Judiciário. Tentou amordaçar a imprensa. Tenta chantagear a população com bolsas e programas criados pelos seus antecessores, por sinal de seu partido, o PSDB. Alinha-se e é submisso com tudo o que é mais repugnante em termos de política externa, como Irã, Cuba e Venezuela. Abusa descaradamente da máquina governamental em favor de sua candidata. E tudo indica que se vencerem as eleições, irão acelerar ainda mais seu projeto totálitário. Isso está claro no perfil da candidata deles e daqueles que a acessoram.

Vendo as coisas sob este prisma, considero obrigatório que a oposição vá para a luta com seu máximo poder de fogo. Todos os partidos da aliança são favoráveis a tê-lo como integrante da chapa presidencial. Não é o momento para deixar que a vaidade ou projetos e disputas pessoais ameacem a união necessária para a vitória. Ao meu ver, não é admissível que Vossa Excelência fuja desta responsabilidade que lhe caiu no colo, feliz ou infelizmente. Acredito que sua aceitação agregaria muita força à chapa, não apenas em Minas, mas em todo o Brasil. Acho inclusive que sua adesão à campanha presidencial fortaleceria ainda mais seu candidato ao governo mineiro, dada a proporção muito maior de sua exposição no próprio estado e no país inteiro. Milhões de brasileiros lhe admiram, e me incluo entre eles. Acompanho com admiração seu trabalho desde quando era parlamentar durante o governo passado. Vejo o ótimo trabalho que tem feito em Minas, e sua justa aprovação entre seus eleitores. Enfim, gostaria muito de ter a oportunidade de lhe dar meu voto em reconhecimento pelo seu trabalho. Não gostaria portanto de me decepcionar com um dos poucos políticos que acredito honrar a política. Não gostaria de saber que a ética e o sentido público de meu candidato fossem substituídos pela vaidade pessoal, pelo oportunismo e pela covardia. Este seria o primeiro passo para Vossa Excelência perder minha confiança e meu voto em futuras eleições, que certamente virão.

Era isso o que eu tinha a dizer.


Atenciosamente,
um eleitor brasileiro

3 comentários:

  1. Amigo, e como é que Aécio, o Mestiço (meio petista e emio tucano) receberá esta carta?
    Deve ser para ontem.
    Espero que ele tenha os mesmos ideais quye voce, eu e pelo menos =ou- 40%% das intensões de votos para Serra/Aécio.

    P.S. Passe no blog do Coronel e faça parte dos blogs pela democracia, se quiser, claro!

    ResponderExcluir
  2. Lucia,

    Obrigado pela atenção. Encaminhei a carta ao email apoioparticular@governo.mg.gov.br , que me foi fornecido por uma Secretaria do Estado de MG. Se ele vai ler ou não, é outra história, sei disso. Pelo menos tentei, hehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Grande Murilo, li o programa de governo da candidatura do Sr.Mauro Oliveira do PT do B. O que me chama a atenção, é que ele não é da turma das cartas marcadas, do globalismo totalitário, e sei de fonte segura que não é de esquerda, ideológicamente falando. É bem provável que não vença, mas seria um oxigênio novo em nossa política, além de ser um excelente voto de protesto.
    Lembro que não há diferenças ideológicas entre PT e PSDB. Apenas disputas por cargos. Ora, se é apenas disputa por cargos, é evidente que todos comungam pela mesma causa, ou seja, a comunização do nosso País.
    O que nós precisamos é de candidatos com raízes e de discurso liberal-conservador. E isso o nosso "Obama" tupiniquim tem! Tanto a vida como o currículo do Sr.Mario Oliveira, nunca esteve ligado às "políticas sociais"...
    Não estou fazendo campanha pra ele e muito menos pedindo voto. Apenas saliento que o seu discurso é de outra origem.
    Perdoe-me pelo longo texto e um abraço!

    ResponderExcluir