segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fim da novela: Serra abre mão e Aécio será o candidato do PSDB à Presidência em 2014


Leiam no Estadão:

Pelo Facebook, Serra diz que partido poderia formalizar nome de Aécio
Ex-governador de São Paulo, que tem viajado pelo País e agido como se estivesse em campanha, publicou texto afirmando que acha 'conveniente' formalização do nome de Aécio Neves (MG)

Em atualização publicada na noite desta segunda-feira, 16, em seu perfil no Facebook, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) disse que seria " conveniente" a escolha de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República pelo PSDB em 2014.

"Como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora", escreveu o tucano. Internamente, Serra disputava a indicação do PSDB com o presidente do partido, Aécio Neves, que conseguiu o apoio de todos os diretórios estaduais tucanos.

A fala ocorre em meio a indefinição do PSDB diante da postura de José Serra que, após ameaçar deixar a sigla para lançar sua candidatura à Presidência pelo PPS do deputado federal Roberto Freire (SP), decidiu ficar no partido. Desde então, a possibilidade de sua candidatura tem sido levantada e o partido tem evitado cravar um nome para disputar 2014. Graças a um acordo entre Serra e Aécio, após o ex-governador paulista confirmar sua permanência no PSDB, a oficialização da candidatura da legenda está prevista para ser definido só em março do ano que vem.

Como informou o Estado, o ex-governador paulista tem viajado pelo Brasil e agido como se estivesse em campanha desde novembro. A situação provoca incômodo em aliados de Aécio Neves, que defendem a antecipação da candidatura do senador mineiro. Aécio, porém, reluta em fazer isso, lembrando que ao fechar o trato com Serra sobre a defi, em março, o fez na condição de presidente do partido.

José Serra foi já foi candidato à Presidência em duas oportunidades: em 2002 foi derrotado por Luís Inácio Lula da Silva e em 2010 por Dilma Rousseff. Serra foi ainda ministro da Saúde e do Planejamento, além de prefeito e governador de São Paulo. Derrotado na eleição para a Prefeitura paulistana em 2012, o economista está sem cargo público desde que deixou o governo do Estado há quase quatro anos.

José Serra chegou inclusive a orientar, em novembro, o presidente do PPS, Roberto Freire, a se aproximar de Eduardo Campos, provável candidato à Presidência pelo PSB.

Veja a íntegra da mensagem postada na página de José Serra:

Para esclarecer a amigos que têm me perguntado :

Como a maioria dos dirigentes do partido acha conveniente formalizar o quanto antes o nome de Aécio Neves para concorrer à Presidência da República, devem fazê-lo sem demora. Agradeço a todos aqueles que têm manifestado o desejo, pessoalmente ou por intermédio de pesquisas, de que eu concorra novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário