quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A patética visão petista da Democracia

 
Leiam abaixo matéria da Folha de São Paulo. O trechos em verde são meus.

Senador afirma que 'setores da mídia' usam mensalão para sabotar PT 

Pela segunda semana consecutiva, o senador Jorge Viana (PT-AC) subiu à tribuna do Senado para criticar a imprensa no julgamento do mensalão. 
O petista disse que "setores da mídia" usam o julgamento para "sabotar o PT" e o ex-presidente Lula com o objetivo de influenciar no resultado das eleições municipais do dia 7 de outubro. 
"Cobrar, exigir dos que ocupam cargos públicos, eu acho que é uma das funções mais nobres da imprensa. E isso é feito diariamente. Mas daí a querer conduzir a opinião pública, a explicitar, na véspera de uma eleição, uma intolerância com uma figura como a do presidente Lula, aí isso é sabotagem", afirmou. 
 Se entendi direito, a cobrança da imprensa em cima daqueles que ocupam cargos públicos é algo muito nobre, desde que não seja em cima do Lula e do PT, e jamais, nunquinha mesmo, em um período eleitoral. Neste período, toda a imprensa deve dar um salvo conduto a Lula e a seu partido. A opinião pública não possui livre arbítrio, e será fatalmente conduzida por "setores da mídia". A mídia pró-PT e financiada pelo governo está liberada e pode agir à vontade.

Ao discursar para um plenário vazio, Viana disse que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgam o mensalão também sofrem influência da mídia. 
"Só não vale nossos governos indicarem ministros do Supremo e eles chegarem lá e votarem contra por pressão da imprensa", afirmou. 
Captei! Os ministros do STF deveriam ficar confinados numa jaula, sem qualquer espécie de contato com o mundo exterior, para que não sofram as influências maléficas da mídia. Curiosamente, a mídia a favor não possui influência sobre eles, e justamente por isso não há necessidade de mencioná-la. E o mais importante de tudo, ministros que foram indicados por governos petistas não podem chegar lá assim como quem não quer nada e concordar com a condenação de membros do partido. Por acaso esquecem que a fidelidade ao PT deve estar sempre acima da Constituição e do país? Que ingratidão é essa, Srs. Ministros?

O petista acusou a oposição, em especial o PSDB, de influenciar as "elites" do país para prejudicar o PT. Na opinião de Viana, a imprensa é "preconceituosa" e "intolerante" porque "nunca aceitou que o Brasil fosse governado pelo presidente Lula". 
A poderosíssima e belicosa oposição brasileira deveria parar com essa mania de se opor ao governo e influenciar as elites. É inaceitável que estas elites, tratadas a pão de ló pelo governo Lula, deem ouvidos à oposição. As elites, assim como o povo brasileiro, já possuem um dono e o seu nome é Lula. Quem não comunga com isso, que se conforme e fique quietinho no seu canto.

Apesar das críticas à mídia, Viana disse que seu objetivo não é impor censura à imprensa --nem defender o seu controle social. "Sou contra qualquer tipo de controle. É o momento apenas de discutirmos responsabilidades", disse à Folha
Podemos perceber neste trecho que o senador defende a total a liberdade para que a imprensa responsavelmente fale bem dos petistas.

No discurso, Viana também insinuou que alguns promotores e juízes atuam em julgamentos com posturas para agradar a imprensa porque querem virar políticos no futuro. E criticou o que chama de "endeusamento" de ministros do STF. 
Se a posição de alguns promotores e juízes coincidir com algo que a imprensa defende, eles estão obviamente errados e atuando. Aliás, atuar para a imprensa é algo que cabe exclusivamente a políticos, como é caso do nobilíssimo senador petista Jorge Viana.

Sobre a indicação do ministro Teori Zavascki para o STF pela presidente Dilma Rousseff, o petista criticou a postura da oposição de exigir que ele se posicione sobre sua possível participação no julgamento do mensalão --assim como os ataques de DEM e PSDB aos réus no processo. 
O PT e os partidos aliados possuem ampla maioria para aprovar o nome de Teori Zavascki para o Supremo. A tradicional sabatina no Congresso Nacional deveria portanto servir apenas para que a escolha de Dilma fosse aplaudida. Precisamos parar com essa frescura de um poder vigiar o outro. Então é só porque os parlamentares foram eleitos pelo povo, que agora precisam mostrar trabalho e prestar contas à sociedade?

"Hoje parcela da imprensa tenta disfarçadamente assumir um papel que a oposição fracassou em ter. A oposição hoje não tem um projeto político para o país", afirmou. 
Agora fiquei confuso. Alguns parágrafos acima esta mesma oposição me parecia poderosa e maquiavélica. Afinal, ela fracassou ou continua influente sobre as elites e está sabotando o PT? Ah, não importa. Quase que começo a fazer o jogo das elites sem me dar conta. Era só o que faltava eu cobrar alguma coerência de membros do PT... Quanta intolerância de minha parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário