sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Caraaaaacas! A coisa tá feia!

Quando é que os venezuelanos vão botar esse traste para correr?

No Ex-Blog do Cesar Maia:

J-DEM-RIO VAI A CARACAS POR 20 DIAS E ANALISA A SITUAÇÃO DESDE AS RUAS!

1. Ainda há muito ceticismo sobre a doença do Presidente, mesmo após as sucessivas confirmações de que ele está, de fato, com câncer \ Há um grande medo de que Chávez morra e ocorra uma guerra civil e embates entre os componentes do governo, em busca da presidência \ O chavismo, que antes era muito exaltado pela população (essa é a terceira viagem a Caracas da J-DEM), hoje em dia não está tão forte, com exceção da propaganda oficial - que esta sim, está intensa.

2. Nos últimos dias (fim de julho), houve escassez de café, leite e gasolina \ O sistema de monitoramento da população está cada vez maior. Até mesmo para comprar refrigerante em um bar, é necessário apresentar nome, sobrenome, identidade e em alguns lugares, até onde mora. Tudo isso fica registrado no governo \ Todos os museus administrados pelo governo estão com seus acervos deteriorando-se por conta da péssima manutenção. Estão sendo construídas "cidades socialistas" em lugares remotos, e as pessoas não podem sair de lá em hipótese alguma \

3. Há crises de energia no interior do país (racionamento e apagões) para que haja eletricidade suficiente para suprir a região metropolitana de Caracas. A iluminação pública, por exemplo, também está racionada, inclusive na capital, o que aumenta os índices de criminalidade. \ Conseguimos contato com uma jovem funcionária do Instituto Nacional de Estatística (parecido com o IBGE) e ela disse que TODOS os dados que são divulgados por eles, são maquiados, de acordo com a conveniência do governo.

4. O desrespeito pelas leis, seja qual for, é cada vez maior, demonstrando o descaso da população com a ordem. O que contribui para o caos crescente da cidade (acúmulo de lixo, trânsito constantemente congestionado, criminalidade em alta, etc.). \ - A polícia agora faz a segurança urbana em conjunto com a Guarda Nacional \ Milícias estão sendo convocadas e montadas por bairros. Um panfleto chama a população a fazer parte da "milícia bolivariana de seu bairro". No panfleto dizia que seria dado todo tipo de instrução militar. \ A maioria dos pontos turísticos foi passada para a administração direta de Chávez e estão degradados. Comparando com as vezes que fui anteriormente, estão em péssimo estado.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Você já viu o novo infográfico sobre as medidas do governo FHC que mudaram a economia brasileira?

    http://fhcsemeando.blogspot.com/2011/10/fhc-80-anos-em-80-realizacoes-economia.html

    É muito importante a divulgação deste material e eu entendo que o seu blog pode ajudar muito.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Você já viu o novo infográfico sobre as medidas do governo FHC que mudaram a economia brasileira?

    http://fhcsemeando.blogspot.com/2011/10/fhc-80-anos-em-80-realizacoes-economia.html

    É muito importante a divulgação deste material e eu entendo que o seu blog pode ajudar muito.

    Obrigado.

    ResponderExcluir